Torcida do Vitória cresce, do Bahia desce!

A matéria foi enviada por Moisés Costa Pinto do site BFC (Baianos Futebol Clube), que originalmente publicou e comentou uma nova pesquisa onde é revelado que, após 20 anos de domínio no futebol baiano e nordestino, com 14 certames estaduais e 4 campeonatos do Nordeste, o Vitória vê sua torcida crescer e diminuir a distância até o seu maior rival, o Bahia, ao menos é o que aponta uma nova pesquisa da Pluri Consultoria, divulgada esta semana.

O Tricolor de Aço ainda é a maior torcida do Nordeste, com 2,4 milhões de torcedores, mas o Vitória já saltou de 1,6 para 2 milhões nos resultados divulgados. O resultado coincide com a queda dos números do Bahia, que já teve 2,8 milhões de torcedores no estado. A segunda maior torcida do Nordeste ainda é do Sport de Recife, com 2,2 milhões de fanáticos, logo atrás vem o Santa Cruz também de Recife.

Esta é apenas mais uma pesquisa, mas, como já vimos em outras, a tendência, se o Vitória mantiver a sequência de crescimento vista nas últimas décadas, é o seu pareamento ou até a superação, em números totais, da torcida do Bahia, assim como, há mais ou menos 30 anos, o Rubro-Negro tornou-se a segunda maior do estado, superando a torcida do Mais Querido, o Ypiranga – que torço que volte para a primeira divisão do estadual em breve.

O impacto de uma possível mudança de cenário seria muito grande, apesar de difícil não é impossível. Os números também revelam que, apesar de toda sua história, o Tricolor precisa de títulos para cativar as novas gerações para dar sequência à sua história. Vencer um estadual, por pouco expressivo que seja, a nível de cenário nacional e a grandeza do clube, podem contribuir para a saúde da torcida do time.

Enquanto ao Vitória, só nos resta saber se manterá o ritmo de crescimento dos últimos anos. O desafio é grande, mas, como disse antes, não é impossível. Abre o olho, Bahêa.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário