Paz no Ba x Vi à custa de bombas

O Ba x Vi de ontem à tarde, no Barradão, foi tão intenso e interessante tecnicamente e plenamente aceitável no aspecto disciplinar, que deixou em segundo plano o lado triste do clássico: a eterna violência gratuita entre os bandos criminosamente organizados, que alguns insistem em chamar de torcidas uniformizadas do Bahia (BAMOR) e do Vitória (Imbatível). A repórter Viviane Rezende, da Tribuna da Bahia, retrata os acontecimentos e a Policia Militar promete providencias. Confira.

Mesmo com 916 Policiais Militares presentes no Barradão, minutos antes do início da partida, uma verdadeira guerra foi criada na parte externa do Estádio do Barradão. O que poderia terminar em festa para alguns, acabou em prisão. Na entrada da torcida do Bahia o tumulto foi estabelecido.

As torcidas rivais, Bamor (Bahia) e Imbatíveis (Vitória) se confrontaram com bombas de gás lacrimogêneo. O forte estrondo assustava até os que estavam mais distantes do estádio, o povo corria desesperado até a chegada da polícia.“A partida ainda não começou e já prendemos quatro torcedores envolvidos em brigas, e a culpa é da Bamor, que desrespeitou as regras da reunião que fizemos antes da partida. Era para eles chegarem de ônibus, escoltados, de Pituaçu até o Barradão. Mas um grupo de 500 veio a pé, e terá que pagar por isso, já acionamos o Ministério Público para ver qual será a punição por entrarem sem carteira da torcida e desrespeitarem o regulamento da organização”, afirmou o Comandante do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPE), Major Henrique Melo. “Não sabemos exatamente de onde saiu à primeira bomba, se foi do lado dos torcedores do Bahia ou do Vitória, mas chegamos a tempo de conter o tumulto. Isso é comum nos clássicos, o importante é que ninguém se machucou, acabamos detendo alguns vândalos em flagrante e acalmou a confusão” salientou o Coordenador de Policiamento da PM, Tenente Vieira.

Apesar do depoimento de Vieira, o Major Matos da Polícia Militar disse que as bombas foram lançadas pela própria polícia, como efeito moral, para conter os integrantes das Imbatíveis que ameaçavam os torcedores da Bamor no momento em que chegavam escoltados ao estádio. “Foi apenas um artifício técnico para conter a confusão, ninguém se feriu, e acabamos conseguindo intimidar os que pretendiam criar problemas” amenizou Matos. Além das quatro ocorrências registradas inicialmente por brigas, um torcedor também foi pego em flagrante tentando comprar ingressos com dinheiro falso, e dois cambistas foram apreendidos, por desrespeitarem o Art. 41-F do Estatuto de Defesa do Torcedor. “O artigo proíbe vender ingressos de evento esportivo, por preço superior ao estampado no bilhete, conseguimos identificar dois cambistas nessa ação e apreendemos” explicou o Major.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário