O sonho de um tolo

Esta coluna de Eder Ferrari nos mostra quão é insana e sem caráter as pessoas que transitam no mundo do futebol e imprensa marrom. Ela parece escrita sob medida e como testemunho de que somos todos bobões em acreditar nos “bocões” da vida, nas falsas razões de quem teme ser descoberto em suas tramas de horror e sensacionalismo barato. Vamos ao BaxVi com os olhos mais abertos, mas sabendo que temos ainda cidadãos de bem que militam na imprensa baiana. Eder Ferrair do Bahia Notícias e Eduardo Rocha do Correio nos mostram essa boa vontade e dignidade com a notícia. Para nós pensarmos sobre a vida como cidadãos! Leia também a coluna de Eder Ferrari

Fui dormir na terça-feira (13), depois de ler e resenhar bastante sobre a sentença. Não tinha como sonhar com outra coisa. “Quarta-feira (14), às 9 horas. Na sede de praia do Esporte Clube Bahia, na Boca do Rio, os presidentes Marcelo Guimarães Filho (Executivo) e Ruy Accioly (Conselho Deliberativo), recebem o interventor nomeado pela justiça através do juiz Paulo Abiani, Dr. Carlos Rátis. Apesar do visível desconforto, o encontro é amistoso. Antes do pedido pela lista de sócios, MGF chama Rátis em separado e avisa. “Não concordo com esse processo e vou tentar o efeito suspensivo, mas tudo que você precisar estaremos à disposição. Quando terminar a resolução com Ruy, vamos ao Fazendão para organizar as coisas”. Fim de papo, Accioly pega a relação de associados a contra gosto e a entrega. Nesse momento a dupla de presidentes destituída, já havia assinado a ação trazida pelo oficial de justiça.

No Fazendão, na sala da presidência, primeiro Marcelo Guimarães Filho, ao lado do vice-presidente financeiro Thiago Cintra, apresenta a Rátis as obrigações urgentes do clube. Os três se acertam e os salários de janeiro e fevereiro, além do 13º dos funcionários são depositados, como haviam prometido aos trabalhadores tricolores, na própria quarta. Em seguida, deixam ajuizado que o mês de março, como já estava programado, será pago com antecedência no dia 30. Questões básicas como diesel do buzu e as diárias da concentração, também são resolvidas. Interesse em recuperar a presidência a parte, o importante é conseguir de uma forma ética, sem alimentar ou criar terrorismo onde não se tem necessidade. MGF finalmente age como prometeu na campanha de 2008. Os bajuladores oficiais e oficiosos tentam criar um clima de desespero, porém são reprendidos nos bastidores e a coisa vai caminhando como deve ser. Marcelinho sabe que as chances de conseguir o efeito suspensivo são grandes e, do contrário, ninguém ganha uma hipotética disputa eleitoral com ele!

Resolvida à questão financeira, sai Thiago Cintra e entram na sala da presidência Paulo Angioni e Paulo Roberto Falcão, acompanhado do escudeiro Julinho Camargo. Rátis, que aproveita mais uma vez para deixar claro não ser membro da oposição e sim um interventor indicado pela justiça, avisa que não irá se meter em nada do departamento de futebol. Cumprirá, apenas, o papel burocrático de assinar as autorizações a ele passadas por Marcelo Filho. O planejamento não será sequer questionado. O negócio é só tentar legalizar ou comprovar a legalidade do Conselho. Estando ilegal, eleições serão marcadas com a urgência devida. O mês de fevereiro será pago como o programado e a tranquilidade para o clássico e o trabalho do dia a dia estão garantidos. Mesmo ressabiados, já que abraçam a causa do presidente destituído, os dois funcionários que comandam o futebol do clube saem mais aliviados. No caminho para o Fazendão, Marcelinho havia pedido a Jayme Brandão e Vitor Tamar que marcassem uma coletiva de imprensa, fora do clube.

Na coletiva, Marcelo começa com um pronunciamento. “Em primeiro lugar, queria falar que não concordo com a decisão do juiz e vamos buscar até a última instância restituir todos os cargos. É um direito que nos cabe e vamos buscá-lo. No entanto, advogado, Ex-Vereador e Ex-Deputado Federal que sou, vou acatar a decisão em primeira instância do Dr. Paulo Albiani e vamos ajudar o Rátis em sua tarefa. É o mais coerente, ético e correto para o Bahia. O importante é ajudar o clube, acima de qualquer vaidade”. Perguntado por um repórter o que faria se fossem encontradas irregularidades durante a intervenção, MGF se mostrou confiante. “Não vão achar!”. Insistem no questionamento e a resposta não muda, mas recebe um retoque. “Todo o processo foi legal e não têm nada para achar. Estou preparado para o que a justiça determinar”, avisou.

Rátis marca uma audiência pública para a sexta-feira (16) e nela pretende anunciar a data das novas eleições. Com a lista de sócios na mão, o interventor busca resolver o quanto antes os problemas burocráticos para publicar o edital de convocação para a Assembleia. No entanto, tudo deveria ir por água abaixo quando o desembargador Gesivaldo Brito concede uma liminar e a diretoria é restituída. Porém, diferente do que se poderia imaginar, Marcelo Guimarães Filho avisa que irá convocar uma Assembleia Geral de sócios para mudar de uma vez o estatuto e criar as sonhadas eleições. Era só uma questão de resolver problemas burocráticos. Dito e feito! Com bom senso e critério, tudo é feito como sonhava o torcedor tricolor. Oposição e situação chegam a um consenso sobre cada detalhe do estatuto. Claro que o presidente lutou e manteve o pé firme para as mudanças valerem apenas em 2014, ano final do segundo mandato dele. Antes disso era querer demais!”.

Acordo com um sorrisão de ponta a ponta e logo lamento e percebo que não passou de um sonho inatingível. Começo a me informar. O que se vê são moleques, covardes, irresponsáveis e plantadores do caos para colher o interesse pessoal, divulgar endereço e telefone do interventor e das pessoas da oposição responsáveis pelo processo. Poucas vezes vi tamanha covardia gratuita e desesperada! Senti nojo e vergonha alheia! Foi o faroeste virtual e midiático! Isso sem falar de notícias plantadas e a total falta de respeito da diretoria destituída com a Justiça! Inventaram algumas coisas e aumentaram as outras. Precisava disso? O que custava agir com sobriedade, cautela e maturidade?

Antes que venham me taxar de qualquer coisa, aviso que meu pensamento sobre o “ão” é de UNIÃO, e não de oposição e situação. Já sofro todo dia com pessoas que brincam com meu dinheiro no país, ainda me vejo tomando seguidos tapas na cara dessa coisa nojenta chamada política, dentro do Bahia! Não importa de onde venha! Por isso nem vou entrar em discussão dos argumentos de A ou B. Se lasquem! A única pergunta que deixo é para o presidente: se nunca foi apresentada a lista de sócios, como você pode provar que ele é legal? E não me venha com essa de que nunca pediram a lista judicialmente e nem que os outros clubes também não mostram! Pior ainda é ver o senhor, um cara inteligente, que deveria ser democrático e moderno, agir como um garoto de sétima série, no Twitter, desdenhando da Justiça e das pessoas que discordam sobre o assunto. Aquele “Ôoooo, o tricolor voltou… O tricolor voltou…. Ôoooo a CPU voltou, ôoooo!”, foi uma das coisas mais estupidas que tive a infelicidade de presenciar. O senhor não precisava disso!

De longe e cada vez mais preocupado apenas com o time, sigo na esperança de um fio de lucidez e bom senso pelos mandatários tricolores. Que medo é esse de deixar o clube transparente, com sócios e um conselho realmente participativos? Isso só faria o Bahia crescer! Se hoje, Marcelo, o senhor faz um bom mandato, poderia estar fazendo um ótimo ou até excelente, com cobrança e ajuda interna, reais, e a torcida ao lado por dentro e não apenas na arquibancada. Isso não significa que o Bahia da noite para o dia viraria o Barcelona, todavia o tornaria mais calmo e próspero. Diferente do fim do mundo todo dia da semana que é hoje. Não interessa como é no Inter, no Grêmio, no Vasco, no Flamengo, no São Paulo, no Real Madrid, no Vitória. Não interessa! Cada clube vive a própria realidade e necessidades. Se todos forem iguais, que graça teria? O Bahia precisa ser Bahia! O Bahia é meu, é seu, é dele, é nosso, mas não é de ninguém. De ninguém!

Só para relaxar e pensar, uma música interessante: Dom Quixote, do Engenheiros do Hawaii!

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário