Bahia Campeão Brasileiro de 1959

Há 52 anos surgia o 1º Campeão Brasileiro de Futebol. Confesso, eunão vi. Já nasci com uma estrela bordada no peito, mas também não vi Pelé jogare aprendi que ele é o Rei do Futebol.

Como sei que muitos aqui, também não viram, vou contar como foi o campeonato.

A Taça Brasil de 1959 foi dividida em trêsfases, todas em sistema eliminatório (“mata-mata”). Na primeira fase, os clubes foram divididos emquatro grupos, Grupo Nordeste, Grupo Norte, Grupo Leste e Grupo Sul. Na segundafase, os vencedores dos grupos Nordeste e Norte disputaram o título de campeãoda Zona Norte e os dos grupos Leste e Sul o da Zona Sul.

A fase final foidisputada entre os campeões das Zonas Sul e Norte e os representantes do Estadode São Paulo e Distrito Federal, inscritos diretamente nesta fase.

A campanha do campeão começou com uma goleada, fora de casa, sobreo CSA, 5a0. Alencar fez 2, Ari, Léo e Carioca completaram a goleada. Na volta,Marito e Léo fecharam o caixão. Na Fonte Nova Bahia 2a0 CSA.

Depois empatamos duas vezes com o Ceará. No Castelão 0a0 e naFonte 2a2 (Marito e 1 contra), com 11000 pessoas no Estádio. Jogo extra naFonte e demos 2a1, com gols de Biriba e Léo, já na prorrogação.

Aí veio o Sport. Brocamos no primeiro jogo na Fonte, 3a2, com Ari,Biriba e Marito. Mas o Sport não se rendeu e humilhou o Campeão daquele ano, naIlha do Retiro. 6 a 0 para os pernambucanos. 4dias depois, a volta da cabocla. Jogo extra, em Recife, Sport 0x2 Bahia (Biribae Léo). Bahia campeão da Zona Norte. E fomos para a fase final.

Santos e Grêmio, Bahia e Vasco, nas semifinais. O time de Pelé eCoutinho brocou o Grêmio, 4a1 na Vila Belmiro. O Bahia deu um gude preso no Vasco, em pleno Maraca. Jogo de volta, Fonte Nova cheia, 40000 Tricoloresempurrando, e o Vasco desconta. Tomamos 2 a 1, com gol de Ari. Terceiro jogo eLéo Briglia, brilha de novo. Bahia 1a0 no Vascão de Barbosa, Belini, Sabará eVavá.

No outro jogo o Santos empatava sem gols no Olímpico, com o Grêmioe evitava o terceiro jogo.

10 de dezembro de 1959 –Final – 1º jogo

Vila Belmiro. De um lado: Manga, Getúlio, Urubatão, Formiga,Dalmo, Zito, Jair Rosa Pinto, Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Sóisso.

Do outro: Nadinho, Leone,Henrique, Vicente, Beto, Flávio, Marito, Alencar, Bombeiro,Léo e Biriba.

Santos 2×3 Bahia. Pelé e Pepe para o Santos, Biriba e 2 de Alencar para o Tricolor.

30 de dezembro de 1959 –Final – 2º jogo

Jogo de volta, Fonte Nova lotada, 40000 pessoas esperando umsimples empate. Coutinho e Pelé jogaram água no chopp da gente. Bahia 0x2 Santos.

Terceiro jogo marcado no Maracanã, para o dia 29 de março de 1960.

Aí Santos excursionou pela Europa e a final foi marcada para marçodo ano seguinte.

29 de março de 1960 – Final –3º jogo

Sem Pelé, contundido, Pagão entrou no lugar do Rei. Problema dospaulistas. Nadinho,Beto, Henrique, Vicente, Nenzinho, Flávio, Mário, Marito, Alencar,Léo e Biriba viraram heróis do primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol.

Título nacional e “de quebra” o Bahia foi o primeiro time adisputar a Libertadores da América, em 1960.

E assim surgiu a primeira estrela de Campeão Brasileiro deFutebol.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário