Um raio-x da dupla Bavi no Baianão

O Bahia é líder absoluto do Campeonato Baiano com 26 pontos, 5 pontos a mais que o segundo colocado Bahia de Feira, e 6 a mais que o rival Vitória, terminando a última rodada como campeão simbólico do turno de ida da competição.

Do outro lado, o Vitória é autor das maiores goleadas na competição, está na quarta colocação com 20 pontos, atrás de Vitória da Conquista com 20 e Bahia de Feira com 21, e é a segunda equipe de maior orçamento na competição.

O Bahia tem como principais nomes Souza, Morais, Zé Roberto, Ciro e Ávine, dentre outros. Nos últimos dois jogos, destes nomes, apenas Ciro atuou. Nove jogadores que têm condições de serem titulares, estão no DM. Zé Roberto (tendinite); Morais e Souza (virose); Lulinha e Coelho (estiramento muscular); Ávine, Hélder e Jéferson (joelho); Marcelo Lomba (fratura na costela).

Ainda assim o tricolor vem jogando bem sob o comando de Falcão. Magno e Gabriel vem se destacando no meio. Mádson e William vêm dando pro gasto nas laterais. Omar vêm fechando o gol e Ciro finalmente desencantou lá na frente.

No lado do Leão, a falta de padrão de jogo vem prejudicando a equipe. O clube só perdeu uma partida no campeonato, mas empates com Itabuna, Atlético, Feirense e Fluminense mostraram a fragilidade do elenco e a dificuldade de Cerezo para formar a equipe no meio-campo.

Lúcio Flávio, Geovanni, Róbston, Rodrigo Mancha, Mineiro, Michel, Arthur Maia, Pedro Ken, Tartá, etc. Cerezo ainda não conseguiu definir quem de fato tem plenas condições de marcar e articular na meia cancha rubro-negra. E esta, certamente, é o motivo para a diferença de rendimento entre Bahia e Vitória. O Bahia, mesmo com as baixas, tem encontrado substitutos que se encaixam na forma de Falcão armar o time. O Vitória vez fazendo rodízio de jogadores ali no meio.

Sem falar que o clube tem um problema crônico na lateral direita, visto que Nino paraíba não sai do DM, e Cerezo já escalou para a posição Dimas, Léo e Romário, sem que se consiga um resultado saftisfatório. Léo foi o que mais agrado, mas não conseguiu uma sequência.. 

Falcão coloca apenas dois volantes, mas que também são de articulação. Enquanto Joel insistia em Fabinho, quase um zagueiro, e Diones, muito tímido na frente, Falcão vem escalando Fahel e Hélder, ambos marcadores mas que sabem sair pro jogo e têm um bom passe, além de fazerem gols. 

No Vitória Cerezo vinha escalando com maior frequência Uéllinton, Michel e Rodrigo Mancha. Embora este último saia mais para o jogo, o time não tem um jogador de criação no meio que chame o jogo para si. Arthur Maia não vem agradando. Lúcio Flávio está mais para um volante que para um meia, Giovanni não consegue entrar em forma.  Devido a isso, Marquinhos vem voltando bastante para buscar o jogo e vem se desgastando muito com isso e, consequentemente, Neto em muitos jogos vem recebendo poucos passes de qualidade.

Enfim concluo que, independente da tabela, o Bahia está com uma vantagem maior do que o rival Vitória, isso é fácil constatar. O elenco é bom e está melhor orquestrado sob a égide de Falcão. Mas o Leão tem um elenco competitivo, só falta um melhor direcionamento e aprimoramento das jogadas ofensivas. O time ainda tem todo o segundo turno para jogar e pode virar esta situação, jpa que tem time para isso.

Mas uma coisa tem que se deixar bem clara. Tanto Bahia quanto Vitória precisam aprimorar muito as suas equipes para as competições de maior importância que disputarão este ano. Os adversários no Baianão são excessivamente frágeis, o que pode criar uma falsa sensação de dever cumprido. Quanto a isso, o Bahialarga na frente pois já tem um elenco razoavelmente bom, só falta firmar uma formação após o retorno dos lesionados. Já o Vitória tem que analisar bem a situação de Neto Baiano, Uéllinton, Nino Paraíba, Róbston, Geovanni, Pedro Ken e Tartá, e tentar moldar melhor Arthur Maia. Além de alguns desses nomes não terem interesse em continuar, a exemplo de Neto, Nino e Uéllinton, na minha opinião, o Vitória tem que buscar outros nomes que realmente possam contribuir de maneira mais efetiva para a disputa da Copa do Brasul e Série B.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário