Oficial: Falcão é o novo técnico do Bahia

A diretoria do Esporte Clube Bahia acertou a contratação do novo técnico para a temporada de 2012. Trata-se de Paulo Roberto Falcão, eterno craque do Internacional, da Roma e da Seleção Brasileira.

Após ter desfilado sua elegância e técnica pelos campos do mundo e ter se tornado um dos maiores jogadores da história do futebol, Falcão decidiu iniciar sua carreira como treinador e seu primeiro desafio foi logo a Seleção Brasileira, em 1991, com a missão de renovar o grupo canarinho, após a eliminação na Copa do Mundo da Itália, no ano anterior.

Comandando o Brasil, Falcão foi vice-campeão da Copa América de 1991, no Chile, com um grupo bastante renovado. Apesar de não ter conquistado o título, Falcão foi responsável pela primeira convocação de atletas como Cafu, Mauro Silva e Márcio Santos, que três anos depois tornariam-se peças importantes na conquista da Copa do Mundo de 1994, nos EUA.

Após deixar a Seleção, o treinador foi para o América do México e lá obteve os melhores resultados, sagrando-se campeão da Copa Interamericana de 1991 e da Copa dos Campeões da CONCAF em 1992, que é uma competição semelhante à Libertadores, só que com a participação dos principais clubes da América do Norte, América Central e Caribe.

Depois de duas temporadas de sucesso no futebol mexicano, em 1993, Falcão treinou o Internacional pela primeira vez, em dos momentos mais difíceis da história do Colorado, com salários atrasados e uma equipe pouco qualificada. Terminou a competição em 17º colocado, dentre os 30 participantes da Série A.

Um ano depois, treinou a seleção do Japão, mas interrompeu a carreira de treinador para se dedicar a de comentarista de TV, função que exerceu até 2011.

No ano passado, Falcão voltou para o Internacional e conquistou o Campeonato Gaúcho. O treinador ficou 19 partidas à frente do Colorado, conquistando 08 vitórias, 05 empates e 06 derrotas.

Junto com Falcão, chega o auxiliar Julinho Camargo, profissional consagrado em equipes de base do Inter e Grêmio. Em 2011, ele comandou a equipe principal do Grêmio durante seis jogos.

Falcão desembarcou em Salvador na noite desta segunda-feira (06/02) e sua estreia deve ser no clássico contra o Vitória, no próximo domingo.

Ficha:

Nome – Paulo Roberto Falcão
Data de Nascimento – 16 de outubro de 1953
Local de Nascimento – Abelardo Luz/SC
Clubes que treinou: Seleção Brasileira (1900-1991), América – México (1991 a 1993), Internacional (1993 e 2011) e Seleção do Japão (1994-1995).
Títulos: Copa Interamericana de 1991, Copa dos Campeões da CONCACAF (1992) e Campeonato Gaúcho (2011).

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário