Falcão e Cerezo os destaques do BA x VI

Beleza de matéria de autoria de Eric Luis Carvalho, publicada na tarde deste sábado, no site da Rede Globo. Confira:

Quando a bola rolou no longínquo ano de 1932, os atletas que vestiam as camisas do Bahia e Vitória certamente não imaginavam que nascia ali uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. Desde o primeiro clássico, vencido pelo Bahia por 3 a 0, a bola rolou em outras 441 ocasiões. O Bahia venceu 177 confrontos, enquanto o Vitória levou a melhor em 135 oportunidades. O clássico ainda registra 129 empates.

Na história do maior clássico do Nordeste, diversos jogadores fizeram história e eternizaram seus nomes no confronto. De tricolor ou vermelho e preto, jogadores como Carlito, Juvenal, André Catimba, Beijoca, Osni, Ricky e Raudinei, entre outros, permanecem no imaginário do torcedor.

Neste domingo, no estádio de Pituaçu, uma dupla que habita o panteão do futebol mundial passará a fazer parte da lista de craques do Ba-Vi. No entanto, não estará dentro das quatro linhas. Paulo Roberto Falcão e Toninho Cerezo serão os protagonistas do primeiro Ba-Vi de 2011. O reencontro dos dois amigos é um presente para o grande clássico.

Amigos de longa data, Falcão e Cerezo fizeram parte da geração brasileira que encantou o mundo na Copa de 1982, e que, apesar de não ter ficado com o título, ficou eternizada. Nos anos seguintes, entre 83 e 85, brilharam juntos no Roma e marcaram época no futebol italiano.
Reencontro marca aquecimento para o clássico

Neste sábado, um dia antes do clássico, os dois amigos se encontraram para um bate-papo sob comando do apresentador Cleber Machado. O reencontro entre os dois amigos você confere no Esporte Espetacular, deste domingo, a partir das 9h30 (horário de Brasília).

No reencontro na véspera do clássico, Falcão chegou cedo e levou o fiel escudeiro Julinho Camargo. Entre uma conversa e outra, o Rei de Roma brincou reclamando do atraso do ex-companheiro de Seleção. Pouco mais de meia hora depois, Cerezo apareceu e mostrou o velho estilo brincalhão.

– Cadê o terno?! Veio sem terno, rapaz – disse gargalhando, antes de ganhar um afetuoso abraço de Falcão.
Falcão brincou e disse que deveria ter mais tempo para entrar na história do Ba-Vi.
– Poderiam me dar mais tempo, né? A recepção do Cerezo já é um clássico!

Diante do clima de cordialidade, o apresentador Cléber Machado brincou:
– Esse clássico vai terminar empatado.
Cerezo se esquivou.
– Vai nada!.
Falcão até aceitou a possibilidade, mas desde que o placar agrade aos torcedores.
– Só se for um 5 a 5 – brincou.

Além do Ba-Vi, o encontro comandado por Cléber Machado teve outros temas como o futebol moderno, o Barcelona, Seleção Brasileira, Flamengo e Luxemburgo, Adriano e Corinthians e a Copa do Mundo de 82. O bate-papo completo você confere neste domingo Esporte Espetacular.
Clássico da paz

Devido aos últimos acontecimentos ocorridos na Bahia, em decorrência da greve da Polícia Militar, os torcedores dos dois times estarão unidos para promover um clássico pela paz. Uma campanha feita na internet, através das redes sociais, pede que compareçam ao estádio vestidos de branco. A campanha deve deixar Pituaçu com apenas uma cor para celebrar o esporte com bela mensagem de paz e amizade.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário