Baianão 2012: G-4 após seis rodadas

Pessoal, vocês não sabem. Quer dizer, talvez saibam, mas de qualquer forma vou contar. Eu adoro o Campeonato Baiano. Adoro os simpáticos times guerreiros do interior e suas expectativas futebolísticas, principalmente para desbancar o Bahia e o Vitória em suas casas. Mas é uma rotina saborosa, o encontro dos que não brigam por nada com os Xerifões, Bahia e Vitória. É empolgante ver o Bahia, série A e favoritão, ficar sem alternativa ofensiva contra o Bahia de Feira, detonador de recordes e fábrica de bons jogadores. Chegam os momentos em que acompanho o roteiro do estadual, como se fosse um seriado de TV, na expectativa grande de desfechos, surpresas e micos.

Agora chega de estorinha e vamos a alguns fatos ocorridos até a sexta rodada do Estadual. Com meias palavras de cada ocupante do G-4. Começamos de riba para baixo. Vamos nessa.

Líder com exatamente 83.33% de aproveitamento, e mais, é o atual campeão, se eu fosse árbitro não teria marcado aquele pênalti rotineiro para o Vitória contra o Tremendão, em forma de respeito. Mas cada um tem sua história e isso é história para o terceiro colocado, ainda não chegámos lá. Eu aposto num campeonato baiano em que João Neto vai ser artilheiro e ensinar a diretoria do Bahia que atacante bom e raçudo se faz por aqui mesmo, foram na conversa de Renê, que deixaria até Neymar no banco, perdeu um jogador barato que logo o Cruzeiro, que não é bobo, deve dar uma passada e levar, fazer o mesmo que fez com Bruninho, ex-Bahia de Feira, que teve inúmeras oportunidades no time top do Cruzeiro. Esse é o Bahia de Feira, líder após seis rodadas, com uma esquema prontinho e cheio de craques.

Agora vamos tentar economizar nas palavras e falar do favoritão, Série A, cheio de estrelas. É hora de falar do Bahia. Quero resumir o resumo, extrair e resumir outra vez, só para dizer que se não fosse a boa fase do Souza, o Bahia estaria fora do G-4, mas deu uma sorte danada e contratou Falcão, o cara é bom e tá doido para participar de um projeto Série A rumo à Libertadores, se o Bahia estiver com Falcão, Falcão estará com o Bahia e deve voltar a Libertadores antes da Copa 2014. No estadual, em seis rodadas, ainda não encontrou seu ponto de equilíbrio, mas a torcida está tranquila com a irresistível gargalhada de ver o Vitória um degrau abaixo.

O Vitória, com uma campanha razoável, pode mudar o status de razoável para bom, só precisa do Marquinhos 100%, o time é competitivo para Campeonato Baiano, para espanto de ninguém, o Vitória não perdeu nenhuma, carrego a pauta de que time que quer voltar à série A, tem que jogar com regulamento na mão; se estiver usando o Campeonato Baiano para ensaiar tal ato, tá tudo certo, é do G-4, não perdeu para ninguém e derrubou o líder, deve chegar às finais.

O quarto é o Atlético-BA, com campanha parecida com a do Vitória, três vitórias e três empates, a diferença está no saldo de gols, o Atlético tem 9, o Vitória 15. Na minha humilde opinião, essa vaga é a única que pode passar por mudanças até o fim dos jogos de ida, isso porque o Vitória da Conquista vem logo atrás e vem de duas vitórias consecutivas, e só perdeu para Bahia de Feira e Bahia, ambos destaques no estadual.

Se classificar as semifinais é para quem pode e não para quem quer, esse é o turno, mas sabemos que desde o século passado, depois do BAxVI, a prosa muda de rumo. Então aguardemos o BAVI.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário