Novo ranking da CBF: Manobra politica?

A divulgação do Ranking Nacional dos Clubes de 2012 pela CBF na manhã desta terça feira trouxe a público as grandes mudanças decorrentes da inclusão dos torneios nacionais ocorridos anterior ao Campeonato Brasileiro que começou em 1971.

No entanto estranhamente só houve a distribuição dos pontos dos campeões e vice-campeões da Taça Brasil e da Taça de Prata (o torneio Roberto Gomes Pedrosa), sem portanto ser aplicado o mesmo critérios dos Campeonatos Brasileiros, corroborando com a idéia de que o reconhecimento foi de fato uma manobra política, provavelmente em troca de favores e prestígio.

Ratificando o que todos já sabiam, o Santos foi o grande beneficiado com a mudança, já que no período conquistou 5 títulos e 2 vice campeonatos, tendo acrescido 529 pontos em relação ao rank do ano anterior, o que lhe garantiu avançar da décima posição para a liderança isolada.

O Palmeiras foi o segundo maior beneficiado aumentando 294 pontos em relação ao ano anterior e subindo seis posições até a vice liderança do ranking, e o Bahia foi o terceiro que mais avançou acrescentando 228 pontos e subindo da 19ª colocação para a 14ª.

O Grêmio, que liderava o ranking até 2011, e outros clubes como o São Paulo e o Atlético MG só pontuaram com o desempenho do ano, já que não participaram de nenhuma final dos torneios pré Campeonatos Brasileiro, e foram os que perderam mais posições. O Tricolor Gaúcho caiu para a 4ª posição, o Tricolor Paulista saiu dá 5ª para a 9ª posição, e o Atlético Mg desceu da 6ª para a 10ª colocação.

Quem pode “comemorar” também é a Federação Baiana, que reconquistou a sétima colocação no ranking das federações, perdida recentemente para a Goiana. Não que esse ranking represente algo importante, mas essa colocação não deixa de ser um reflexo da fraqueza do futebol baiano que se sustenta apenas da bipolaridade BaVi, sem dar condições para que uma terceira força se estabeleça disputando com honra ao menos a quarta divisão Brasileira.

Victor Hugo

Campeonato Brasileiro SUB-20
Vasco 1 x 2 Vitória (parcial)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário