Medalha baiana nas Olimpíadas Escolares

O tatame da Universidade Positivo, que fica em Curitiba (PR), neste sábado (3/12), foi palco para o brilho de um baiano. A primeira medalha do Estado nas Olimpíadas Escolares para estudantes de 15 a 17 anos foi conquistada pelo judoca Gildizan Jesus, da categoria meio pesado. Ele ficou com a prata, perdendo apenas para o atleta de São Paulo que ficou com o ouro. “Não foi fácil chegar à final, foram cinco lutas seguidas, com intervalos curtos, de no máximo vinte minutos, sem contar o frio de 14 graus que também causa impacto. Estou todo quebrado, mas valeu o resultado, mesmo no fundo sabendo que poderia ter ficado com o ouro se tivesse treinado um pouquinho mais”, ressaltou Gildizan, que em 2009 também foi o primeiro medalhista da delegação baiana na competição, ao faturar o bronze em Maringá. “Sinto-me orgulhoso de repetir o feito da conquista da medalha número um do Estado”, salientou.

Para conquistar a medalha, Gildizan conquistou quatro vitórias, todas por ippon, contra atletas do Ceará, Paraná, Sergipe e Pernambuco. “A mais bonita foi contra o paranaense. Dei um golpe lindo, ele praticamente voou”, relembrou, empolgado. Atualmente primeiro colocado do ranking baiano na categoria meio pesado (-90 kg) e cheio de medalhas em casa, entre elas, algumas de campeonatos brasileiros e sul-americanos, Gildizan ainda não tem um patrocinador, mas sonha em ser um atleta profissional. “A minha vida é o esporte, treino todos os dias, e acho que posso me dedicar ainda mais. Há pouco tempo um pessoal de Cuba veio dar um treino na Bahia e gostou do meu desenvolvimento. Então fui convidado a passar três meses em treinamento lá. Devo ir nas férias”, afirmou animado.

Gildizan Pereira conheceu o judô aos seis anos de idade e atualmente treina com o técnico Marcelo França. “Lembro que comecei nesse esporte graças ao incentivo da minha tia que também é judoca, pois anteriormente fazia natação, pois minha mãe queria que eu perdesse peso, mas foi o judô que fez a minha cabeça”, conta, sorrindo, o jovem que poderia ter sido mais uma criança com obesidade infantil, mas alcancóu a saúde e a disciplina através da vida desportiva e hoje exibe um físico de atleta, e um grande talento. “O judô organizou a minha vida, tenho horários certos para tudo, como estudar, treinar, dormir, além de cultivar atividades de lazer mais tranquilas que as de outros garotos da minha idade”, concluiu o judoca apontado como uma das maiores promessas do Estado na modalidade.

Edinanci – Ao todo 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal participaram das disputas no judô. O ginásio paranaense ficou lotado por pessoas oriundas de diversas partes do Brasil, mas entre os diversos torcedores, uma paraibana se destacou no local, a judoca Edinanci Silva, bicampeã pan-americana e representante do Brasil em quatro edições dos Jogos Olímpicos, prestigiou a juventude e relembrou os velhos tempos.

“A Olimpíada Escolar foi a minha primeira competição. O campeonato que me lançou ao mundo e por isso tenho um grande carinho por ela. Quero dar os meus parabéns a todos os atletas que conquistaram essa classificação para a etapa nacional. Sei que não é fácil chegar até aqui, lembro bem da etapa estadual”, disse Edinanci. Além da judoca paraibana, as Olimpíadas Escolares já revelaram expoentes do judô como Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Tiago Camilo, Aurélio Miguel e muitos outros.

O crescimento do judô brasileiro, também vem se refletindo na Bahia. Há quatro anos, o judô baiano vem se destacando nas Olimpíadas Escolares, em 2007, nos jogos de 12 a 14 anos, realizados em Poços de Caldas, o Estado faturou três medalhas na modalidade. Em 2008, os judocas, entre 15 e 17 anos, também conquistaram três medalhas na competição realizada em João Pessoa (PB). Já em 2009, em Maringá (PR), os judocas voltaram com três medalhas de bronze. E no ano passado os baianos da modalidade trouxeram na bagagem duas medalhas de bronze da etapa realizada em Goiânia (GO).

Neste ano, mais de cem atletas baianos estão participando das Olimpíadas Escolares, considerada atualmente, a maior competição estudantil do País, pois envolve atletas de todo o País em 12 modalidades esportivas, que estão divididas em duas fases: individual (02/12 a 06/12) e coletiva (07/12 a 11/12). Entre as modalidades individuais estão: o atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. Já no coletivo estão: futsal, vôlei, basquete e handebol.

Toda a equipe baiana viajou com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Sudesb, que forneceu as passagens aéreas, para a delegação que foi classificada para a competição após os Jogos Escolares da Bahia, que são realizados pela própria Superintendência. As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Ministério do Esporte.

Viviane Rezende DRT – 3432 – direto de Curitiba
Ascom/Sudesb –
3/12/2011

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário