Confirmado: Copa do Nordeste volta!

A volta do Campeonato do Nordeste já havia sido anunciado pela Federação Bahiana de Futebol e nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, foi confirmado oficialmente pela CBF, que voltará ao calendário no início de 2013, com a participação de 16 clubes. No total, Bahia e Pernambuco terão três clubes cada, enquanto Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Sergipe terão dois representantes – Piauí e Maranhão não participarão desta edição.

O torneio terá as 12 primeiras datas do ano no calendário nacional, alocadas entre os meses de janeiro e março. Para conciliar a disputa do torneio com os estaduais, a CBF vai propor às federações locais para realizarem seus respectivos campeonatos em duas fases: uma sem os participantes da Copa do Nordeste, que entrariam em uma fase seguinte.

Os participantes serão divididos em quatro grupos com quatro clubes cada, onde os dois melhores de cada chave avançam à fase seguinte, no sistema “mata-mata” a partir das quartas de final, diferentemente da última edição, em 2010, quando os 16 clubes participantes disputaram torneio por pontos corridos, que sagrou o Vitória como campeão.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário