Tragédia da Fonte Nova completa 4 anos

Um jogo que era para ser festa se transformou em tragédia. Em 25 de Novembro de 2007, o O piso do anel superior, onde ficava a torcida Bamor, cedeu, em meio às comemorações da torcida pela volta a Série B do Campeonato Brasileiro. Onze pessoas despencaram de uma altura de 20 metros, seis morreram na hora e outra faleceu a caminho do HGE, onde deram entrada outros 13 feridos, seis em estado grave. A tragédia é lembrada através de matéria do Correio desta sexta-feira Confira.

Jadson Celestino, Djalma Lima, Anísio Marques, Milene Vasques, Márcia Santos, Joselito Lima e Midiã Andrade. Um dia fervorosos frequentadores da Fonte Nova, estes sete torcedores do Bahia tiveram suas vidas e seus sonhos interrompidos há exatamente quatro anos, na maior tragédia do futebol brasileiro.

Em 25 de novembro de 2007, parte do anel superior da Fonte Nova desabava durante o jogo entre Bahia e Vila Nova, válido pelo octogonal final da Série C, e vitimava estas sete pessoas. À época, o Ministério Público entrou com uma ação contra Raimundo Nonato Tavares, o Bobô, Superintendente da Sudesb, e o engenheiro e diretor de operações do órgão, Nilo Júnior. O processo ainda continua em tramitação.

Desde então, a Fonte Nova foi interditada, demolida e mudou de nome: hoje é Arena Fonte Nova, uma dos estádios sedes para a Copa de 2014, no Brasil. Para a família das vítimas, o sonho de acompanhar um Mundial em Salvador virou pesadelo. Hoje elas recebem uma pensão do governo estadual, espécie de indenização. Através de uma seguradora, a CBF também socorreu os familiares financeiramente.

Tragédia poderia ser evitada

Três semanas antes do desastre, Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) apresentou relatório apontando problemas da Fonte Nova, chamando atenção especialmente para as ferrugens e oxidação na estrutura de ferro. O Sinaenco considerou a Fonte Nova o pior estádio do Brasil. Um semana antes da acidente, a Polícia Militar baiana também apresentou relatório pedindo uma reforma urgente no estádio.
Ainda em 2006, o Ministério Público já pedia a interdição da Fonte Nova e um documento da Vigilância Sanitária apontava infiltrações nas arquibancadas e outros riscos. Apesar de tantos alertas, não houve mobilização dos órgãos competentes.

Confira tudo aqui

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário