Série A: Ponte, Bragantino ou Vitória?

O Site ESPN fez um levantamento detalhado da situação da reta final do Brasileiro da Série B. A situação do Vitória não se alterou após a rodada do último sábado, segue na encruzilhada, necessitando de triunfos próprios e derrota de terceiros, no entanto, ganhou um ingrediente adicional, a saída do Ponte Preta da lista daqueles que tinham a classificação considerada como certa. O time de Campinas, que assim como Vitória vacilou, perdeu para o BOA dentro de casa e agora terá que vencer o ABC e o Náutico dentro dos Aflitos, para não precisar rezar para tropeços alheios, como os rubro-negros baianos. Na lista, nenhuma surpresa, talvez a caminhada vitoriosa do Náutico, que nunca foi apontado como candidato a uma das vagas, isto sem contar com o Bragantino, que chegou a frequentar a zona de rebaixamento em algumas rodadas e hoje é dor de cabeça do Vitória.

A decepção fica por conta do Sport e Goiás, clubes de tradição, que só foram melhorar o desempenho no torneio da CBF, quando dona Inês já tinha sido sepultada, situação muito diferente vive o Vitória, que só fez jus à fama de candidato a partir do início do segundo turno, impondo um sofrimento não merecido ao torcedor do Leão, que acreditou ( e ainda acreditam) que poderia subir de avião. A situação dos nordestinos na primeira divisão parece que não sofrerá alteração, no aspecto quantidade, até o momento, com o Bahia praticamente confirmado, o Náutico praticamente classificado, e o Ceará possivelmente rebaixado, resta agora torcer e esperar pelo Esporte Clube Vitória

Veja como está a situação de cada time:

NÁUTICO: 63 pontos, 17 vitórias, +11 de saldo – Precisa de apenas mais um ponto para se garantir na elite do futebol brasileiro. Os pernambucanos só ficam na Série B se perderem os dois últimos jogos e se Ponte Preta, Bragantino e Vitória vencerem suas duas últimas partidas. Próximos rivais: Boa Esporte (F) e Ponte Preta (C)

PONTE PRETA: 59 pontos, 16 vitórias, +15 de saldo – A Ponte estava com a vaga na mão, mas vacilou, está há quatro jogos sem vitória e se complicou na briga. O time campineiro ainda depende apenas de si, mas precisa de duas vitórias para não ter que torcer por tropeços de rivais. Próximos rivais: ABC (C) e Náutico (F)

BRAGANTINO: 58 pontos, 16 vitórias, +14 de saldo – A situação do Bragantino é parecida com a da Ponte Preta: o time do interior paulista também depende apenas de si e sobe com duas vitórias. A diferença é que o Braga vive um momento bem melhor na competição: venceu as três últimas partidas e não sabe o que é perder desde o dia 27 de Setembro: Próximos rivais: ASA (C) e Paraná (F)

VITÓRIA: 57 pontos, 16 vitórias, +13 de saldo – Também em ascensão na reta final (venceu quatro e empatou uma nos últimos cinco jogos) os baianos chegam aos dois últimos jogos com o moral alto para conseguir as duas vitórias que precisam. O problema é que o Vitória não depende apenas de si: precisa torcer por pelo menos um tropeço de Ponte Preta ou Bragantino. Próximos rivais: São Caetano (C) e ASA (F)
SPORT: 55 pontos, 15 vitórias, +14 de saldo – O Sport é o time que tem a situação mais complicada. Os pernambucanos precisam vencer as suas últimas partidas e torcer por tropeços de dois dos três rivais pelo acesso: Vitória, Bragantino e Ponte Preta. Próximos rivais: Paraná (C) e Vila Nova (F)

* Com 53 pontos cada, Boa Esporte e Americana ainda tem chances matemáticas de acesso. A probabilidade, porém, é quase zero. As equipes precisam vencer os dois jogos e torcer para o Bragantino perder as duas (se conquistar um ponto, pode ser ultrapassado no número de vitórias ou no saldo de gols), para o Vitória somar apenas um ponto e para o Sport somar, no máximo, mais três pontos. Se a Ponte perder as duas, também pode ser ultrapassada.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário