Serie A: permanência do Bahia é dúvida

Sábado, no Barradão, 35 mil torcedores esperançosos. Domingo, em Pituaçu, 33 mil torcedores entusiasmados. Segunda-feira, toda torcida baiana decepcionada. O Esporte Clube Vitória praticamente fora da luta da Série A 2012, enquanto a permanência do Bahia, saiu do quase certo, para a plena dúvida.

É o futebol baiano se revelando nos seus piores momentos. A Tribuna da Bahia, desta segunda-feira, mostra que podemos ter, no dia 4 de Dezembro, uma decisão entre Bahia x Ceará, em Pituaçu, local onde poderá ser decidido quem não renovará a licença da divisão de elite do futebol Brasileiro, uma tragédia para o futebol nordestino. Uma vitória do Bahia sobre o Santos, garante o Bahia. Uma vitória do Ceará sobre o Bahia, pode garantir ambos. Seria o ideal. Confira a matemática preocupante.

O resultado do Bahia, de 2 a 0 para o Palmeiras, ontem à noite no Estádio Governador Roberto Santos, nem de perto teve o impacto e a dimensão de “tragédia”. Mas a 5ª derrota em casa, e a 14ª ao longo da competição, tirou o sono do torcedor tricolor e colocou o time baiano na zona de risco no final da Série A do Campeonato Brasileiro, decepcionando a torcida que lotou as arquibancadas de Pituaçu.

A diferença na tabela de classificação para o 17º colocado, o primeiro do Z-4, zona de rebaixamento, vem caindo a cada rodada. Há três jogos, era de oito e, após a derrota para o Palmeiras, caiu para quatro pontos, faltando ainda duas rodadas, seis pontos a serem disputados e Atlético Paranaense, Cruzeiro e Ceará lutando para não cair.

Como o Bahia joga a sua próxima partida contra o Santos, em São Paulo, em caso de derrota, e a possibilidade de triunfo do Ceará sobre o Cruzeiro, em Fortaleza, na 37ª rodada, programa um jogo de vida ou morte para a 38ª rodada, entre Bahia x Ceará, no Estádio de Pituaçu, domingo, dia quatro de dezembro.

Nesta hipótese, quem perder o jogo será rebaixado para a 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro. Além disso, o Atlético do Paraná, 18º colocado, também com 38 pontos ganhos e dois jogos a disputar contra América Mineiro e Coritiba, corre por fora, ameaçando o time tricolor. A direção do Santos já confirmou que usa seu time principal, com Neymar e companhia, no jogo de domingo, dia 27, em Santos.

O Palmeiras abriu o placar logo aos 20 minutos do primeiro tempo, através de Ricardo Bueno, e definiu o placar em 2 a 0 no final do jogo, já nos acréscimos, aos 46 minutos, através de Marcos Assunção, cobrando falta. Em nenhum momento o Bahia ameaçou o Palmeiras. Ao contrário, seu goleiro, Marcelo Lomba, com defesas importantes, evitou um vexame maior do tricolor em casa.

( ausente, actualização do BLOG somente à noite)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário