O sonho de Ba-Vis na Série A de 2012

Em 2011, se o Bahia descer ou o Vitória não subir, um recorde negativo vai ser quebrado. A temporada de 2012 será a 9ª seguida sem este grande clássico na elite do brasileirão – tal sequência ruim para o futebol baiano já ocorreu entre 1980 e 1987 (8 temporadas consecutivas). O desencontro entre as equipes se deu pela ausência do rubro-negro baiano na 1ª divisão de 1983, 1984 e 1985 e, nos outros anos, pelo formato da tabela na época que não promovia necessariamente o encontro entre todos os times do campeonato. Confira, a matéria é da Tribuna da Bahia.

Se neste período o torcedor não pôde contemplar o maior clássico do Norte-Nordeste no campeonato brasileiro muito mais por “desencontros” da tabela, não se pode dizer o mesmo da década passada.

O início da era dos pontos corridos, que fez com que todos os times se enfrentassem em jogos no sistema de ida e volta, foi desastroso nos gramados da boa terra. Enquanto o Bahia caiu para a série B no mesmo ano de criação desta fórmula (2003) e só retornou à elite sete temporadas depois, o Vitória caiu no ano seguinte (2004), retomando seu lugar na série A em 2008, porém caindo novamente em 2010.

O sinal de alerta para a dupla de times baianos no ano de 2011 já foi ligado há muito tempo. Enquanto na série A, a melhor colocação do Bahia foi terminar a 6ª rodada na 11ª colocação, na série B o Vitória só figurou no G-4 de acesso à elite do ano que vem ao término da 1ª rodada. Com isso, em toda reta final de campeonato é comum “entrarem em campo” não apenas os jogadores, mas também os matemáticos. Rodada a rodada eles fazem as estatísticas e probabilidades, munindo os torcedores de dados e esperanças.

Faltando agora apenas 5 rodadas na série B e 6 rodadas na série A os campeonatos ganham em emoção e dramaticidade. Para o Bahia se manter na elite e o Vitória obter o acesso, dependem apenas de suas próprias forças. Se o Vitória ganhar do Salgueiro na próxima rodada jogando no Barradão, terá a chance de tomar a vaga da Americana no G-4, na rodada seguinte, no confronto direto e após isso, deve seguir a campanha ascendente se quiser retornar à série A ainda este ano.

Para a manutenção do Bahia é preciso que ele faça o famoso “dever de casa”, ou seja, ganhe o São Paulo, o Palmeiras e o Ceará que são os seus jogos restantes em Pituaçu. Se quiser, também, garantir uma vaga na copa Sul-America, será preciso uma superação um pouco maior.

Para mostrar detalhadamente as chances do time do seu coração, está convocada uma dupla que, além de torcedores, são bons nos números. Os matemáticos (estatísticos) Prof. Renato Lyra Jr e Prof. Marcelo Monteiro, respectivamente, tricolor e rubro-negro, vão agora detalhar as chances que cada equipe tem nesta reta final das séries A e B de 2011.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário