Bolívar pode ficar suspenso por seis meses

Apesar de não ter sido expulso diante do Bahia, em jogo na última quarta-feira, o zagueiro Bolívar, do Internacional, terá que comparecer em breve ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Uma entrada forte no lateral tricolor Dodô pode custar uma punição pesada ao defensor, que corre o risco de ficar suspenso pelo período em que o adversário se recupera da lesão sofrida. Dodô deve ficar seis meses longe do gramado, após passar por cirurgia. Quem conta essa possibilidade que será perfeita e justa, é o site Justiça Desportiva, em matéria assinada por José Geraldo Azevedo – Confira

Segundo o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, as imagens do lance ocorrido no Beira-Rio já foram solicitadas pelo tribunal para que a denúncia possa ser elaborada. O jogador deverá ser denunciado por “jogada violenta”, como prevê o artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena para este tipo de conduta varia de um a seis jogos de suspensão.

Mas como destacou o próprio procurador ao Justicadesportiva.com.br, há a possibilidade do zagueiro ficar suspenso pelo período em que o adversário não possa estar em campo em função da lesão sofrida na jogada. O parágrafo terceiro do artigo 254 do CBJD diz que, “na hipótese de o atingido permanecer impossibilitado de praticar a modalidade em consequência de jogada violenta grave, o infrator poderá continuar suspenso até que o atingido esteja apto a retornar ao treinamento, respeitado o prazo máximo de 180 dias”.

O árbitro Paulo César de Oliveira aplicou apenas um cartão amarelo ao zagueiro Bolívar na jogada, o que provocou a revolta dos jogadores do Bahia e da diretoria, que promete tomar providências jurídicas necessárias.

Quanto ao jogador atingido, segundo Marcos Lopes, vice-presidente médico do Bahia, que analisou o exame de imagem feito em Salvador nesta última quinta, Dodô deve realizar o procedimento cirúrgico em São Paulo, através da equipe médica do Corinthians, clube com qual o atleta tem vínculo.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário