Baiana brilha no Brasileiro de Karatê

A jovem promessa do karatê baiano, Larissa Ferreira, de 16 anos, conquistou duas medalhas para o Estado, ouro no kata e bronze no Kumite, no XVI Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, que foi realizado no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, de 3 a 6 de novembro, contando com a participação de 1.500 atletas de todo o País. “Foi a Sudesb que doou as passagens áreas que viabilizaram a minha participação na competição. Sem elas seria inviável estar presente, mas, graças a Deus, contei com esse apoio. Estou muito satisfeita por ter conseguido esses resultados, pois a competição teve um excelente nível técnico” afirma Larissa.

Ela conta que as lutas mais difíceis foram contra as catarinenses. “É uma delegação forte, tanto que ficaram com a segunda colocação no quadro geral”. O campeonato reuniu atletas com idades de cinco até 60 anos, nas modalidades do infantil ao veterano. Com essa conquista, a baiana, que disputa o juvenil (15 a 17 anos), fechou o ano com sete medalhas, adquiridas em competições de peso, como: Sul-Americano, Norte-Nordeste, Sul-Sudeste, Baiano, Copa Oriente, Pan-Americano e, por fim, Brasileiro.

“Agora já estou mirando e me preparando para as disputas de 2012, que começam em maio com o Norte-Nordeste em Recife, seguido pelo Sul-Americano em julho, que será em Santa Catarina, além do mundial em outubro na Sérvia e o Brasileiro no mês de novembro em São Paulo”, lembra Larissa, que mais uma vez conquistou uma chance de ir ao mundial devido à posição nos rankings baiano e brasileiro.

A avó da jovem, Nide Ferreira diz ter muito orgulho da determinação de Larissa. “Essa menina só nos traz alegria, geralmente quem viaja acompanhando é a mãe, mas quando ela me liga para dizer que venceu é a maior festa, saio gritando e pulando a casa toda de tanta felicidade”, ressaltou a avó “coruja”, que também afirmou que além de ótima atleta, a garota é “excelente” na escola. Porém Larissa diz que os elogios são exagero da avó. “Não sou a chamada CDF, mas sempre passo em todas as matérias, afinal só faço treinar, competir e estudar. Nem namorado, eu tenho ainda”, diz.

Larissa, que está no primeiro ano do ensino médio, assume que apesar de não namorar tem vários fãs devido ao karatê. “Tem meninos que me olham competindo e depois vêm elogiar, mas não me acho melhor que os outros por causa disso. Sempre tento ser simpática e agir com naturalidade”, conta.

Para manter o ritmo, ela costuma treinar todas as segundas, quartas, sextas, e nos finais de semana. “As minhas férias nunca são iguais às de todo mundo, pois tenho os treinamentos, mas gosto disso, e tenho apoio de muita gente nesse sentido, a exemplo do meu professor Ivo Rangel. Isso me fortalece bastante”, conclui.

Viviane Rezende DRT 3432
Ascom/Sudesb
16 de novembro de 2011

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário