Situação do Bahia preocupa

ECBAHIAA Tribuna da Bahia, desta terça-feira, faz um comparativo entre os palpites dos sites infobola e chance de gol, acerca dos riscos de queda do Esporte Clube Bahia para a segunda divisão. Em ambos os prognósticos (chutes especializados), o Bahia se encontra em uma situação esperada, acho até que acima das expectativas inicias, especialmente para um clube que não foi capaz de disputar as finais do último e imprestável Campeonato Baiano, e contratou um time inteiro no decorrer da competição, como sempre. O Brasileiro começou com sofrimento e será assim até à última rodada. A tabela da reta final facilita permanência do clube, por não enfrentar nenhum dos clubes envolvidos diretamente na disputa do titulo, que são: Figueirense, São Paulo, Atlético-GO, Internacional, Palmeiras, Santos e Ceará, sendo que quatro partidas serão fora, contra três em Pituaçu.

“O pior fim de semana do ano”. É desta maneira que a torcida do Bahia vem classificando nas redes sociais, os resultados da 31ª rodada, que inverteram totalmente a situação do tricolor baiano na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Se antes, o time possuía uma boa vantagem para os adversários diretos na briga para fugir do rebaixamento, isso já não existe mais e a diferença para o Z-4, que chegou a ser de seis pontos até o início da rodada, caiu para apenas quatro.

Até mesmo nos sites matemáticos, que davam algo em torno de 4% a 8% de chances do tricolor retornar à Segunda Divisão, estes números já subiram. O tropeço do Bahia diante do Vasco da Gama, de 2 a 0, ligou a luz amarela no Fazendão, obrigando o time a voltar a vencer caso não queira enfrentar o pânico na reta final da competição.

De acordo com os cálculos do site chancedegol.com.br, o Bahia tem 20,2% de cair para a Série B, número um pouco maior do calculado pelo matemático Tristão Garcia, do site infobola. Neste caso, o tricolor aparece com17% de chances de descenso. Ambos os sites são categóricos em afirmar, através de números, que os atuais integrantes da zona de rebaixamento, são os que devem disputar a Série B em 2012.

Enquanto o infobola coloca América Mineiro (99%), Avaí (90%), Atlético Paranaense (74%) e Ceará (54%), os números não são muito diferentes no chancedegol, que coloca, respectivamente, cada um dos clubes citados, com 99,7%, 94,4%, 83,8% e 53,1%. Ainda com chances de rebaixamento, Atlético Mineiro e Cruzeiro aparecem na casa dos 30%, segundo Tristão Garcia. No outro site, o Galo tem 35,1, enquanto a Raposa tem apenas 13,4% de chances.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário