O Vitória e a máquina de calcular

A calculadora é uma ferramenta indispensável para o Vitória nesta reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, ela pode apresentar resultados animadores como pode sepultar de vez as esperanças rubro-negras. Usando uma velha Facit manual não será difícil se certificar que o time precisa ganhar sete dos dez jogos restantes e empatar pelo menos um para obter o acesso: Confira matéria de Lindomar Assis, do Site Terra, que explica o problema dos números.

Acostumado a fazer contas desde quando começou da competição, a equipe rubro-Negra precisa de muitos cálculos para estabelecer metas e tentar vaga na Série A do Campeonato Brasileiro em 2012. Com 40 pontos e em nono lugar, o time baiano necessita de mais 23 pontos para somar 63 e conseguir o acesso, segundo matemáticos. A tarefa é complicada, sobretudo para um time que só conseguiu ficar entre os quatro primeiros colocados na primeira rodada do certame. Porém, o técnico Vagner Benazzi, como um bom líder, ainda acredita na classificação.

“Muita coisa ainda vai acontecer. Ainda temos 10 jogos pela frente e muita coisa pode mudar”, confia. Para subir, é necessário que o Leão mostre força e vença sete dessas partidas e empate pelo menos duas. Ou seja, o Vitória necessita de mais 23 pontos dos 30 disputados.

Diante desses números, matemáticos acreditam que as chances do Vitória subir é de 5% a 8%, em média. Isto, se for mantida a pontuação mínima de classificação, baseada nas três últimas edições da Série B, quando o quatro colocado conseguiu a classificação com, no mínimo, 63 pontos.

Em 2007, ano em que o Vitória subiu para a primeira divisão, a equipe baiana ficou em quarto lugar e só precisou de 59 pontos para garantir o acesso. O time da capital baiana foi rebaixado em 2004.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário