Capoeira: Sudesb vai capacitar árbitros

Bobo SUDESBA sede da Sudesb recebeu a visita do presidente da Federação de Capoeira da Bahia, Nelsival Menezes, e dos mestres Alabama, China, Marcelo Grauçá e Zé Pretinho, que foram até a Superintendência para falar sobre o momento que vive a capoeira no Estado e divulgar a oficina de capacitação de árbitros para competição, que será realizada pela federação, de 14 a 17 de outubro.

“A Bahia não tem árbitros de capoeira. E como é que vamos fazer competição aqui se não tivermos árbitros? O curso terá a duração de 60 horas e contará com os ensinamentos do presidente da confederação brasileira, Mestre Neguinho, e do diretor técnico, Mestre Antônio Afonso”, diz o presidente Nelsival.

Após a realização do curso, a federação irá realizar um torneio seletivo para definir os 75 representantes do Estado, tanto no masculino quanto no feminino, no Brasileiro, que acontecerá em Vitória, no Espírito Santo.

Transformação – A capoeira tem passado por mudanças, segundo o presidente. “Existe um ditado popular que diz que o doutor da capoeira é a sabedoria. Mas o meu objetivo, como presidente da federação, é fazer a ligação entre a sabedoria dos mestres e o conhecimento acadêmico. Devem andar juntos. Na maioria dos estados, o esporte cresceu demais. Aqui é preciso um novo olhar para promover o crescimento. O importante é todo mundo crescer na mesma roda”, diz Nelsival.

O presidente da federação, que é doutor em treinamento esportivo, foi preparador físico do Esporte Clube Bahia durante a década de 1970, quando conquistou sete títulos no profissional e mais cinco nas divisões de base, utilizando, segundo ele, técnicas da capoeira no treinamento do futebol.

As inscrições para o curso ainda estão abertas. Para maiores informações, basta ligar para (71) 3488-6340 ou 9292-3393

Leandro Silva
Ascom/Sudesb

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário