Bahia x Cruzeiro: Um tabu de 16 anos

Jeancarlo EC BAHIAMais do que uma partida de futebol, o jogo entre Bahia x Cruzeiro representa alguns fatos históricos para o torcedor tricolor. O último deles, em 2003, desencadeou no rebaixamento do Esquadrão de Aço, após derrota por 7 x 0 no Fonte Nova.

Em meio a um jogo para ser esquecido, dois outros confrontos entre as duas equipes foram celebrados pelos baianos. O último triunfo do Bahia sobre os mineiros foi em 1995, na única partida entre os times até então, no Estádio de Pituaçu.

O jogo foi válido pela Copa do Brasil e o tricolor venceu por 2 x 1 com dois gols de Rivelino. Na ocasião, o time era treinado por Givanildo Oliveira e no Cruzeiro atuavam três jogadores que foram ídolos do Bahia: o goleiro William Andem, o lateral Serginho e o atacante Marcelo Ramos.

Em Campeonatos Brasileiros, em 35 jogos o Cruzeiro venceu 21, o Bahia 8 e tiveram 6 empates. O clube mineiro marcou 65 gols e o Esquadrão de Aço marcou 30 gols.

Pelo campeonato nacional, o último triunfo tricolor foi em 1994 e coincidentemente o técnico era Joel Santana. O jogo terminou também em 2 x 1 para o Bahia e o talismã Raudinei marcou um dos gols.

No total, em jogos oficiais, Bahia x Cruzeiro se enfrentaram 39 vezes com 23 vitórias para o time mineiro, 10 para o tricolor e 6 empates.

12/10/2011 – Ao vivo: Bahia x Cruzeiro

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário