EC Vitória: O Que Realmente é Preciso?

Finalizados os jogos de ida da série B de 2011, e se a situação do Vitória na tabela não está confortável, não chega a ser desesperadora, afinal os adversários acabaram colaborando, principalmente nas últimas rodadas dessa primeira fase.


Muito se fala sobre o que precisa ser feito para alcançar uma das 4 vagas à elite no final das 38 rodadas, como se fosse um objetivo estático, uma quantidade de pontos pré determinado. Mas o que acontece de fato é uma interação dos resultados que vão acontecendo, sendo necessário “apenas” ter no final mais pontos que os adversários, um conceito que chega a ser absurdo e ridículo de tão simples.

Os fatores que mais colaboram para a variação de pontos suficientes para terminar no G4 são: a quantidade de pontos distribuídos, e a competitividade do campeonato. A quantidade de pontos distribuídos está inversamente proporcional a quantidade de empates. Quanto maior a quantidade de igualdade nos placares, menos pontos serão conquistados, e por conseqüência é esperado um menor patamar para se alcançar uma determinada posição. Nessa primeira fase da série B de 2011 aconteceram 51 empates (27% dos jogos), o maior percentual desde que começou a segunda divisão por pontos corridos, em 2006.

Da mesma forma, quanto mais competitivo for o campeonato, mais distribuídos serão os pontos, ficando os primeiros com menos pontos que o normal, e os últimos com mais pontos que a média de outros anos. Atualmente a diferença do quarto colocado para o décimo sexto (uma posição acima da zona de rebaixamento) é de apenas 7 pontos, a menor diferença no primeiro turno desde 2006. Apenas para exemplificar, no ano em que um clube conseguiu o acesso com menos pontos (o Vitória, em 2007, com 59 pontos, e ainda assim se garantiu na elite do ano seguinte antes mesmo de finalizar o campeonato, com 58 pontos na 36ª rodada) foi quando houve a maior competitividade, apresentando uma diferença de apenas 6 pontos do quarto para o décimo colocado. Nos outros anos essa diferença foi quase o dobro, pelo menos.

Se a segunda metade do campeonato mantiver um relativo alto número de empates e uma competitividade elevada com muitos clubes alimentando o objetivo de finalizar entre os 4 primeiros, será bem possível que a quantidade de pontos necessários para figurar na elite em 2012 seja menor que 60 pontos. Mas, ao contrário do que possa parecer, esse fato não significa que será mais fácil alcançar a classificação, e se o Vitória não melhorar o futebol apresentado e deixar de aproveitar as chances de conquistar pontos fora de casa, a torcida rubro negra terá que amargar mais um ano na indesejada série B.

Victor Hugo

03/09/2011 – Ao vivo: Vitória x ICASA

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário