Lateral-direita o problema do Bahia

A Tribuna da Bahia desta terça-feira traz as dificuldades do Bahia, quando a posição é a lateral direita. Jeancarlos, depois da contusão, ainda não jogou tudo que sabe, enquanto Marcos, continua jogando o “pouco” de sempre. Confira.

Marcos ou Gabriel? Sem Jancarlos, suspenso pela terceira advertência do cartão amarelo, o técnico René Simões vai precisar quebrar a cabeça para definir quem será o titular no jogo contra o Coritiba, domingo, às 16h, no Estádio de Pituaçu.

A priori, o treinador tende a optar por Marcos, que é o substituto natural da posição, além de contar com a confiança do próprio comandante. Entretanto, grande parte da torcida do Bahia defende a improvisação do jovem atacante Gabriel, por não confiar no futebol do reserva de Jancarlos, marcado por altos e baixos.

Não é de hoje que os treinadores que pelo Fazendão passaram sofrem com a chamada “posição problema”, a lateral-direita do Bahia. Por lá foram testadas diversas peças, como os mais recentes, Apodi, Arilton, Bebeto e Denis. Mas o certo é que nenhum deles conseguiu se encaixar com a camisa que outrora pertenceu a Daniel Alves, atualmente no Barcelona, aumentando assim a insatisfação dos treinadores e torcida.

Em 2010, na campanha do acesso à elite do futebol brasileiro, Jancarlos encheu os olhos do torcedor, com boas apresentações, mas acabou se contundindo no jogo contra o Náutico e, de lá pra cá, mesmo recuperado, não voltou a ser o mesmo. Até os gols de falta que salvaram o Bahia em algumas oportunidades parecem ter desaparecido junto com o seu futebol. Assim Marcos retornou ao Fazendão e deixou boa parte da torcida insatisfeita, por acreditar que o atleta não supre as necessidades de um time da Série A do campeonato Brasileiro.

Caso opte pela escalação de Marcos, o técnico René Simões estará pagando pra ver, assim como fez com o volante Hélder, na derrota de 2 a 1 para o Cruzeiro. O comandante tricolor não ouviu os conselhos da torcida, que se manifestou através do Twitter e da imprensa, bancando a escalação de Hélder. O resultado da escolha foi perceptível a quem assistiu a partida. Sem ritmo, pelo tempo que ficou afastado, o jogador não esteve bem e destoou do ritmo imposto pelos demais atletas da equipe.

Por outro lado, se decidir pela improvisação de Gabriel, René estará fazendo a vontade da maioria da torcida. Mesmo sabendo que o garoto é atacante e não lateral-direito, Gabriel é preferência dos tricolores, por entender que, quando solicitado, ele correspondeu às expectativas, tanto na parte defensiva, quando nas subidas ao ataque. Como o próximo compromisso do Bahia é apenas no domingo, René terá muito tempo para pensar em qual decisão tomar e evitar uma dor de cabeça futura.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário