Segunda Divisão: A Hora da Decisão

Ypiranga da BahiaComeça hoje, quarta feira, a fase mais importante da Segunda Divisão do Campeonato Baiano. São duas rodadas que definirão os times que subirão para a elite do futebol estadual em 2012. Ser campeão, será apenas um detalhe para os dois clubes que avançarem para a final na semana que vem, já que o objetivo é a volta para a primeira divisão, principalmente para clubes com tanta tradição como o Ypiranga.

Dos clubes tradicionais de Salvador, apenas o Mais Querido continua na luta da segundinha. O Botafogo já tinha se despedido mesmo antes de finalizar a fase classificatória e, na última rodada, ainda com chances, o Galícia não conseguiu surpreender o Juazeirense, adiando mais um ano o reaparecimento entre os grandes do estado.

O Ypiranga disputa a semifinal contra o Itabuna, que apesar de ter conquistado menos pontos, tem a vantagem no confronto por ter sido o primeiro de seu grupo. Na outra semifinal teremos o caçula Juazeirense lutando para conquistar pela primeira vez o direito de jogar na primeira divisão, enfrentando o Jequié que tenta o retorno após 14 anos longe da elite.

Seria importante para a cidade de Salvador o retorno de equipes que já fizeram história em décadas passadas. Ter a perspectiva de uma terceira força na cidade, poderia oxigenar a polaridade que nos encontramos hoje entre Bahia e Vitória. A torcida do Ypiranga, que encolheu em função dos maus resultados dos últimos 30 anos poderia, aos poucos, voltar a mostrar a sua força de outrora.

O Canáro, clube centenário que já disputou 76 edições da primeira divisão do baiano, sendo 62 de forma consecutiva entre os anos de 1917 e 1977, conquistando 10 títulos, merece essa oportunidade, e é por ele que muitos tricolores e rubro negros irão torcer. A minha simpatia, pelo menos, já foi conquistada.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário