Em busca do resgate da história

A segunda divisão do campeonato baiano vai chegando na ultima rodada da fase de classificação, e nesse ano, dentre os aspirantes ao acesso, estão 3 clubes que buscam resgatar a força de outrora quando eram a referência no futebol local, são: o Ypiranga, o Botafogo e o Galícia, detentores de 22 títulos estaduais somados.

Juntos com o Bahia e o Vitória, esses 3 clubes formaram os únicos a disputar os estaduais de 38 a 41. Mais significativo que isso, essas 5 agremiações participaram juntos de 40 edições consecutivas do campeonato Baiano (38 a 77), e sem dúvida nenhuma fizeram história no nosso futebol.

O Ypiranga, o Mais Querido, vai completar 105 anos e tem 10 títulos conquistados. O Vitória só veio a ter mais taças que ele quando conquistou o campeonato de 89, e o Bahia até 2004 tinha menos participações nos estaduais.

O Botafogo, O Glorioso, tão tradicional nas décadas de 20 e 30 arrematando 7 títulos, é o que mais tempo está longe dos gramados. Após a lanterna e o conseqüente rebaixamento em 89, paralisou suas atividades profissionais, retomando em 2011.

O Galícia, Demolidor de Campeões, primeiro tricampeão baiano nos anos de 41 a 43, é o time da grande colônia espanhola de Salvador. Junto com o Ypiranga foram rebaixados em 99 e tentam subir para a elite estadual em 2012.

Três clubes de Salvador com muita história, que foram limados da prática esportiva saudável não só por problemas de gestão, mas também pelos atropelos de quem ditava o futebol em décadas passadas.

Os que gostam do futebol baiano certamente torcem para que esses clubes não só voltem pro cenário, como também resgatem um pouco do orgulho de seus torcedores.

O formato da segunda divisão são 2 grupos de 5 jogando entre si, com os 2 melhores de cada grupo fazendo semifinal e final. Os dois finalistas ganham o direito de jogar a primeira divisão em 2012.

O Botafogo vai ter que aguardar o sonho do retorno para o ano que vem, não tem mais chances. Já finalizou sua participação com apenas 7 pontos, 29% dos disputados. O Ypiranga tem melhores condições para avançar para a semifinal, dependendo de um simples empate no último jogo contra o lanterníssimo Camaçariense, e o Galícia tem uma tarefa muito difícil, tendo que ganhar do Juazeirense em Juazeiro para lhe arrancar essa vaga.

No outro grupo o Itabuna já classificado terá a companhia de Guanambi, Jequié ou Jacuipense, com melhores chances para esse último. O Confronto mais importante do campeonato se dará logo em seguida ao fim da primeira fase, pois quem avançar a final, já terá alcançado o maior objetivo, o retorno a elite do futebol local.

Não desmerecendo os clubes do interior, mas minha torcida fica para os simpáticos Ypiranga e Galícia, que certamente trarão muitas alegrias para uma parcela considerável da população baiana caso alcancem o almejado acesso.

Será muito bom em um futuro próximo ver Salvador ferver não só com o BaVi, mas com todos os clássicos que fizeram história em nosso futebol.

Victor Hugo ( Colaborador do BLOG)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário