Bahia de Feira: potencial e humildade

Bahia de FeiraAo se iniciar a edição 2011 do Campeonato Baiano muitos já sabiam que esse regulamento não é o mais ideal, mas poucos tinha o prognostico de que seria tão injusto, para explicação as injustiças desse campeonato, é simples. O Colo Colo fez a sexta melhor campanha da competição, na frente inclusive do Serrano, que disputou a semifinal da competição, e ainda assim o time ilheense foi rebaixado, isso deixa claro que este formato de disputa não beneficia os melhores, ou melhor não pune os piores.

Se o Campeonato foi injusto para a grande maioria, foi pelo menos justa aos finalistas, Vitória, primeiro colocado com 45 pontos em 20 jogos, e Bahia de Feira com 33 pontos em 20 jogos foram os que mais pontuaram e foram esses com justiça, os finalistas, quanto a longa vantagem de pontos do vitória até para o segundo colocado, foi outra bola dentro do ‘injusto’ regulamento, o Leão ganhou a vantagem de jogar por resultados iguais nas fases finais, o regulamento não é tão mau feito para os melhores, porém, todos ficam em risco de ser o ‘injustiçado’ e pode custar um rebaixamento, vide Colo-Colo.

Não foi o tradicional Flu de Feira, não foi o Bode que vem sempre dando trabalho, nem o Serrano das estrelas do Porto, que conseguiu depois de muita luta acabar com o mais provável, descartar BAVI na final, já estava chato. E há quem diga que o clima ficou meio ruim no Fazendão, eu acho que o torcedor devia agradecer, isso no minimo vai render meia dúzia de rescisões de contratos, é à série A de Campeonato Brasileiro que está chegando aí Bahia, tem um tempão que não passa por lá, mas não tem amnésia que faça esquecer a diferença gigantesca daquilo lá pra Campeonato Baiano, vide Atlético Paranaense no passado recente na Copa do Brasil.

Mas, vamos falar dos finalistas, principalmente do sonho do Bahia de Feira em conquistar o estadual, sabemos que o estadual para um time do interior, diga-se de passagem é como uma Copa do Brasil para um clube da capital, na Copa do Brasil o campeão garante uma vaga na Libertadores, enquanto no estadual se ganha o direito de disputar a Copa do Brasil, a mesma que dar um lugar na Libertadores, como fica próximo o Campeonato Baiano da Libertadores da América, não? É por essas e outras que o Bahia de Feira invicto em casa busca motivação pra vencer o Vitória em Feira, neste domingo.

Tudo bem que o Tremendão, invicto em casa tem um time arrumadinho, mas é demais apontar o favoritismo pra ele, o Vitória está em busca do Penta, enquanto o Bahia de Feira, só ganhou o Torneio Inicio. Mas assim como apostei no Vitória da Conquista em 2008, digo de novo com plena convicção, com coerência e sem fanatismo. Sou mais o Tremendão em Feira e em Salvador.

Danilo Pereira

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário