Vitória X Atlético: Leão com time de meninos

Muito se fala (me incluo) que o fracasso do Bahia, até então, no Campeonato Baiano, onde ocupa vergonhosamente a vice-lanterna, posição que pode continuar mesmo vencendo novamente o Camaçari, no próximo Domingo, é o fato de optar pelo sistema de “apostas” em jovens não aproveitados da base dos clubes, Flamengo e Corinthians, clubes que, aliás, implantaram no Bahia uma espécie de sucursal avançada, para assuntos de pouca relevância.

Acontece que a Tribuna da Bahia deste Sábado, divulga que o Vitória, atual líder do seu grupo, vai a campo, amanhã contra o Atlético, com um time composto com sete jogadores preparados e revelados nas divisões de base do clube, fazendo crer que a base só sustenta ou produz, quando comprometidos com a história e respira com orgulho, o cotidiano do clube, penso! Confira.

Até a reta final, os jogos que vão valer a decisão do título, o Vitória terá um time provavelmente radicalmente diferente do que vem disputando a primeira fase do Campeonato Baiano. Por enquanto, para o jogo de amanhã à tarde no Barradão, contra o Atlético de Alagoinhas, valendo a liderança absoluta do Campeonato Baiano, o técnico Antônio Lopes está recorrendo e acreditando nos garotos revelados nas Divisões de Base da Toca do Leão.

Amanhã, contra o Atlético, dos 11 titulares, sete foram preparados e revelados nas Divisões de Base do Vitória: o lateral-direito Romário, o lateral-esquerdo, improvisado, Léo, os meias Esdras, Uellinton e Júnior Timbó, e o atacante Elkeson. Com isso, o rubro-negro está apostando na força e na velocidade de uma equipe jovem, com a menor média de idade, de 22,6 anos, entre todos os 12 clubes que disputam o Campeonato Baiano de 2011. A média do Bahia que vai entrar em campo amanhã é de 23 anos.

Do time de amanhã, o mais velho é o goleiro Viáfara, com 32, e o mais jovem, o lateral-direito Romário, de 17 anos. No mais, Reniê (21), Léo Fortunato (27) e Léo (19); Esdras (20), Uellinton (23), Elkeson (21) e Júnior Timbó (20); Rildo (21) e Neto Baiano (28). Em compensação, tem Antônio Lopes, com 69 anos, o técnico mais velho em atividade no futebol brasileiro.

Na verdade, uma situação “imposta” pelos problemas do Departamento de Futebol, que propriamente por opção técnica ou tática de Antônio Lopes. Amanhã, ele não pode contar com o zagueiro Alison, os laterais Nino Paraíba e Eduardo, e o meia Neto Coruja, todos vetados pelo Departamento Médico, com o meia Bida, suspenso pela terceira advertência do cartão amarelo, e a cautela de não precipitar a escalação de novos contratados, como o argentino Lucas Nania, Geovanni, Pedrão, Ernani, que estão em fase de recondicionamento físico.

Sem muito esforço, o torcedor do Vitória pode projetar para depois do Carnaval, um time com: Viáfara, Nino Paraíba, Alison, Léo Fortunado e Eduardo; Neto Coruja, Bida (Uellinton), Geovanni e Lucas Nania; Neto Baiano e Pedrão, além das outras opções, como o meia-esquerda Nikão, ex-Atlético Mineiro e Santos, que chegou esta semana no CT da Toca do Leão.

Mas por enquanto, com os problemas no departamento médico e a dificuldade de regularização de alguns jogadores, cabe ao tocedor apoiar o time de jovens que, até então, está dando conta do recado.

Dia 13/2/2011 – Ao vivo: Vitória x Atlético – Camaçari x Bahia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário