Bahia teve o primeiro artilheiro do Brasil

Ontem, aproveitando uma colher de chá, pude lembrar do magnífico zagueiro Roberto Rebouças que fez fama e história jogando no Bahia até o ano de 1972. Hoje o mergulho é mais profundo, ao ler e assistir matéria do canal SporTV News, que apresenta uma série de reportagens sobre a polêmica unificação dos títulos feita pela CBF, tomei conhecimento de Leo Brigllia

Após matérias sobre Santos, Palmeiras e Cruzeiro, que foram declarados os maiores vencedores do futebol brasileiro, o programa foi atrás da história do primeiro artilheiro de um campeonato nacional e, creia, o primeiro artilheiro da era dos campeonatos brasileiros, ainda que pouco citado na conquista do Bahia em 1959, foi Leo Brigllia atuando pelo tricolor de aço.

Escondido da família, Leo Brigllia atuou em clubes do Rio de Janeiro, mas após ser dispensado pelo Fluminense, voltou ao seu estado de origem e ajudou o Bahia a conquistar o título da Taça Brasil de 1959, contra o Santos de Pelé. Atacante do Bahia, marcou oito vezes e fez o gol do título do Tricolor contra o Santos, na final da Taça Brasil de 1959. Penso que, do pessoal que frequenta o BLOG, apenas o tricolor e amigo Sérgio000 e o rubro-negro Altair (TRI), tiveram o prazer de acompanhar de perto a trajetória do primeiro artilheiro do Brasil, repito, penso!

Conheça Leo Brigllia

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário