Vitória x Corinthians: Um gol em 609 minutos

A liderança do Brasileirão pelo Corinthians tem personagens importantes, como Ronaldo e seu poder de decisão, e Julio com suas defesas quase milagrosas. Mas a primeira colocação tem como principal motivo a segurança da defesa.

Nos últimos seis jogos, o Timão levou apenas um gol. É isso mesmo! Desde a noite fatídica contra o Vasco, que fez dois gols em poucos minutos e triunfou sem dificuldade, a porteira corintiana foi trancada. De lá para cá, a equipe passou em branco contra Guarani, Palmeiras, Avaí, São Paulo e Cruzeiro.

O único gol tomado foi diante do Flamengo, no Engenhão. Mesmo assim, não foi de bola rolando. Após cobrança de escanteio e um esvio no primeiro pau, o atacante Diogo vazou a defesa corintiana.

Se levar em consideração o restante do jogo contra o Vasco (69 minutos), somado ao tempo integral dos últimos seis confrontos, a defesa do Corinthians foi vazado uma única vez nos últimos 609 minutos!

“Eu sempre digo que a eficiência do sistema defensivo é um conjunto de fatores. As participações do meio-de-campo e do ataque são fundamentais. Não há dúvida de que houve uma melhora significativa”, comemora William, que está ao lado de Chicão e Alessandro desde janeiro de 2008. O entrosamento do trio, somado à experiência de Roberto Carlos, que se encaixou perfeitamente com eles, fazem do Timão dono de uma das defesas menos vazadas da competição.

Fundamental também é a presença do volante Ralf que, coincidência ou não, voltou na mesma partida que iniciou a melhor sequência da zaga: contra o Guarani, no último dia 17, em Campinas.

Com o camisa 5 em campo, os homens da zaga passaram a ficar mais protegidos, já que o volante faz o papel de cão de guarda como nenhum outro jogador do elenco.

Além de Ralf, a melhora do sistema defensivo também passa pelas mãos de Tite, que não titubeou em implementar uma postura mais cautelosa, na qual a prioridade é se defender e sair na boa, muitas vezes, nos contra-ataques. Com isso, a média de gols tomadas com ele despencou. Rodrigo Vessoni/Lancenet

Vitória x Corinthians ao Vivo – 21/11/2010

Veja também

Uelliton, Ramon e Jonas não treinaram na Toca do Leão
Nino Paraíba não quer pensar na arbitragem contra o Corinthians

Barradão irá fazer a diferença para o Vitória fugir do Z4 contra o Corinthians

Autor(a)

Deixe seu comentário