Bahia se despede da Série B com derrota

Em clima de festa e despedida, Bragantino e Bahia se enfrentaram na tarde deste Sábado, no estádio do Morumbi e o resultado de 2 x 0 para time paulista ilustrou, exatamente, a importância do jogo, para um Bahia antecipadamente classificado e mandando a campo um time repleto de reservas. Os gols da partida foram marcados por Léo Jaime e Fabrício Carvalho, ambos assinalados no segundo tempo da partida. O público da partida decepcionou e não passou dos 4 500 pagantes.

O Campeonato Brasileiro de acesso, finalmente chegou ao fim, trazendo uma nova era de esperança para o Esporte Clube Bahia, depois de sete longos anos de puro sofrimento, na maior crise (em todos os aspectos) da sua história de 79 anos de existência.

O clube findou a jornada antecipadamente vitoriosa na terceira colocação da competição, somando 65 pontos, com 19 vitórias, 8 empates e 11 derrotas, marcou 63 gols e sofreu 44, enquanto Adriano foi o artilheiro da equipe, balançando as redes adversárias por 15 vezes. Confira maiores detalhes numa matéria do site Terra e, logo após, o vídeo com os gols da partida.

O JOGO – Medo de avião

No começo de jogo, um caso inusitado. Quatro jogadores do Bahia foram barrados pela comissão técnica do clube. Motivo? Mendes, Rodrigo Gral, Diego Corrêa e Ávine tomaram tranquilizante para superarem o medo de viajar de avião e acabaram não sendo relacionados para a partida.

Eles não comunicaram à comissão técnica sobre os medicamentos, que preferiu vetá-los para evitar problemas com o exame anti-doping. Destes, Ávine e Rodrigo Gral estavam, inclusive, cotados para serem titulares.

Mesmo com os desfalques, mas ainda em clima de axé, o Bahia foi para cima na primeira etapa. Éverton bateu colocado para boa defesa de Vítor, aos 9 minutos. Aos 28, foi a vez de Jael limpar dois zagueiros do Bragantino e tocar no cantinho do goleiro paulista… mas para fora. O Esquadrão de Aço foi aproveitando o entrosamento da dupla Éverton-Jael, que assustava a equipe da Massa Bruta.

No fim do primeiro tempo, o Braga conseguiu equilibrar forças e assustou com Léo Jaime, travado na hora H por Arílton, e Fabrício Carvalho, aquele, ex-São Caetano, que chegou a marcar antes de ver tremular a bandeirinha do auxiliar. Impedido!

No segundo tempo, o Bragantino começou com tudo e fez o jogo, enfim, pegar fogo. Júlio César pegou de fora com perfeição e carimbou o travessão de Omar. No rebote, Léo Jaime marcou. 1 a 0 para o Braga, em dia que seria de festa para o Bahia.

Como resposta ao gol, a dupla Éverton e Jael voltou a dar o ar da graça aos 19 minutos. Após tabelinha dentro da área, Éverton só não concluiu livre a gol porque sofreu desarme preciso do zagueiro do Braga.

Aos 29, o golpe final do Braga veio a estragar de vez a micareta baiana. Thiaguinho recebeu livre e, cara a cara com Omar, viu Fabrício Carvalho pedindo livre na área. Sem goleiro, o experiente atacante só empurrou para o gol, para delírio dos “donos da casa”.

Jael ainda cobrou falta que passou perto da trave aos 37, mas de nada adiantou. Apesar de toda a festa armada para os baianos, quem pulou por último foram os interioranos.

O Bahia era o segundo colocado e caiu para o terceiro posto, perdendo o título simbólico de vice-campeão da Série B. Antes mesmo da rodada começar, o Tricolor já havia garantido seu lugar na Série A do Campeonato Brasileiro 2011. O Bragantino pulou para a 8ª colocação, com 53 pontos.

Veja também

Márcio Araújo ainda não sabe se fica em 2011
Bahia perde no Morumbi e fica com o terceiro lugar
Público decepcionante estraga festa do Bahia
Márcio Araújo admite: “Ficou difícil exigir dos jogadores”
Fernando e Leandro não ficam para a temporada 2011

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário