Terça-feira começa o Campeonato do Nordeste.

Na próxima quarta-feira, o Bahia (tabela aqui) fará sua estréia na Copa do Nordeste 2010, diante do CSA, em Pituaçu, enquanto Vitória enfrenta o CRB, em Alagoas, às 15 horas. Entretanto, a rodada inaugural será na próxima terça-feira, com o clássico ABC x América-RN. 15 equipes de sete estados disputarão um dos torneios regionais mais tradicionais do país.

Depois de seis anos de hiato, a competição volta a movimentar os clubes nordestinos. Justamente quando todas as atenções do mundo esportivo estarão voltadas para a Copa do Mundo da África do Sul. Este pequeno “detalhe”, claro, vai fazer perder a graça do campeonato. Mesmo assim, os organizadores do campeonato acreditam que esta 9ª versão tem tudo para ser um sucesso de público, mídia e também retorno financeiro.

A Copa do Nordeste sempre foi caracterizada por um torneio de curta duração. Desta vez será diferente. A competição se arrastará até 1º de Dezembro. Na primeira fase, todos os clubes se enfrentam em jogos apenas de ida. Os quatro melhores avançam para a segunda fase, semifinal, que será disputada em apenas um jogo. Os vencedores se enfrentam na grande final. Uma forma simples, mas extensa.

O campeonato ressurge depois que a Liga do Nordeste ganhou, na Justiça, o direito de reorganizar a competição que vinha sendo deixada de lado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desta forma, estrategicamente, os cartolas da Liga acharam melhor não deixar o bonde passar. Mesmo sem grandes cotas de patrocinadores, a competição vai acontecer para marcar posição. A idéia é ir consolidando o torneio aos poucos. Os clubes vão receber cotas pequenas neste retorno do Nordestão. Serão apenas R$ 250 mil. Os jogos serão transmitidos pela TV Globo (aberta) e Esporte Interativo (fechada). Os valores das cotas não foram divulgados pela Liga.

Polêmicas – Além de disputar espaço com a Copa do Mundo – nitidamente vai perder muito espaço na mídia – a competição nordestina renasce cercada de algumas polêmicas. A maioria dos clubes questionou a longa tabela e as restritas cotas de participação. Além disso, muitos deles já comunicaram que vão disputar o torneio com times mistos ou até mesmo reservas. Com informações adaptadas do Diário de Pernambuco.

Bahia é goleado pelo Coritiba

Na tarde do último Sábado, o time júnior do Bahia foi goleado pelo Coritiba por 5 x 1 e está eliminado da Taça BH 2010. O Bahia terminou a competição entre as oito melhores equipes do país e aguarda os outros resultados, para definir sua classificação final.

Confira os gols da partida

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário