Reflexões sobre o futebol e o blog futebolbahiano.com

Recebemos esse email especial do amigo Marcosaks e publico para que todos possam também ler. Não tenho palavras para agradecer a generosidade com que muitos mandaram textos e colaboraram com o blog futebolbahiano.com com seus comentários inteligentes e críticas. Não somos jornalistas e não ganhamos nada com isso além do prazer de interagir. Muitos não perceberam que somos apenas amigos que se juntaram para fazer algo diferente da mesmice do dia a dia da imprensa corporativa. Hoje, sinto-me feliz de estar publicando esse texto do amigo Marcosaks, que sintetiza bem nosso amor pelo futebol baiano.

Senhores amigos virtuais do blog e simpatizantes.

Ficamos todos quase em choque quando vimos o nobre colega, responsável e promotor do blog FutebolBahiano declarar em alto e bom som: “Blog a Venda “

Em estado de total desânimo, resolveu entregar os pontos (desilusões sobre o time e de assuntos referentes ao blog) e após insistentes pedidos de todas as partes da Bahia e alguns também de fora, sentiu e viu que seu prestígio ia além de terras baianas.

Por alguns momentos, confesso que acreditei nos argumentos expostos. Felizmente a razão superou a emoção e por um fio um grande trabalho do tricolor Dalmo Carrera iria sofrer um shutdown.

Mas notem o seguinte: Este blog postou 152 textos em 2008 e 2009 direcionados ao Esporte Clube Vitória entre campeonatos baianos e brasileiros. Postou 149 textos com foco no Esporte Clube Bahia entre campeonatos baianos e brasileiros no mesmo período que compreende os anos de 2008 e 2009.

Reconheço e posto aqui os meus mais sinceros pedidos de desculpas ao dono desse blog porque nos números acima extraídos do próprio blog, reconheço o tamanho da injustiça que cometi ao concluir errôneamente que este blog estaria dando excessiva atenção ao ECB em detrimento do ECV. Logo eu que tanto prego o emprego da razão em lugar da emoção, também tive meus momentos de irracionalidade conforme postou PC tentando objetivar a paixão tricolor por seu clube.

Seguem alguns títulos postados nesse blog tanto para Bahia como para Vitória:

“Torcida do Bahia é fora de série” por Maurício Guimarães

“Bahia se inspira em psicologia de Renato” por Dalmo Carrera

“Bahia passa pelo Flu e está na final contra o Vitória” por Dalmo Carrera (notícia de abril de 2009)

“Vitória da Conquista acredita no título” por Dalmo Carrera (notícia de abril de 2008)

“Decifra-me ou Te Devoro!” por Maurício Guimarães e postado por Dalmo Carrera (notícia de 05/05/2008 – Provável que seja o primeiro texto de MG (Não entendo porque ultimamente é chamado de Maurício Moura Costa) neste blog.

Alguns outros postados por colaboradores:

“Bahia sofre em Pituaçu, mas silencia. Porquê?” por Rui Carvalho em Setembro de 2009

“Vitória anuncia mais uma contratação: Schwenck” por Lucas Serra em Janeiro de 2010

“Sussurros octavicianos” por André Dantas em Julho de 2009

“Treme-treme se foi, agora só falta o resultado em campo” por Louro Doido em Agosto de 2009

“Nada demais” por André Dantas em Junho de 2009

E para concluir essa pesquisa sobre o blog FutebolBahiano, um dos mais antigos posts deste o provável post que seja um dos primeiros posts deste blog:

“Copa do Nordeste 2008, terá 16 clubes de 7 estados” por Dalmo Carrera anterior a 28/08/2007

Alguns poderiam perguntar por qual motivo alguém faria uma pesquisa como a que foi feita acima.

Por um motivo simples e a palavra que sintetiza esse trabalho chama-se legado.

E não é um legado qualquer. Dadas as mesmices que vemos por aí e o festival de besteiras que vemos com frequência na “imprensa especializada” no assunto futebol, acho que mais do que decepção, este blog deveria ser um motivo de orgulho para o seu criador.

Não Dalmo. Não aceito o seu desafio desaforado para escrever um texto por semana, por dia, por hora ou seja lá a medida que você queira sugerir. Seria tão polêmico como já foi o Sr.Rui ou o Sr.Cláudio ou o Sr.Fabio e outros tantos que já passaram ou continuam a passar.

Mas irei, na medida que meu tempo permitir, prestigiar o seu trabalho. Venho desculpar-me pelo modo desaforado como me referi ao seu blog.

É um trabalho bonito, fazia , faço e sempre farei críticas quando achar necessário.

Você deve prestigiar sempre que possível os outros times do nosso futebol, deve “ignorar” os comentários anônimos, se não puder travá-los, e se houver possibilidade de mudar de provedor para resolver isso, não hesite em mudar pois assim a essência de seu trabalho estará sendo preservada que é o debate livre e sadio, algo que muitas vezes não vemos com o caminhão de mensagens anônimas que passam pelo seu blog.

Não falei sobre o futebol!!!

Vou resumir meu comentário em 4 palavras: “O Futebol Baiano agradece.”

Marcos Sacks

PS: Este blog já faz parte de nosso futebol junto com canalecvitoria, bbmp e outros tantos que constituem uma alternativa para torcedores de ambas as torcidas.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário