Futebol reapareceu nas oitavas da Copa

Depois de uma primeira fase com muitos jogos de má qualidade técnica, excesso de equipes jogando defensivamente e poucos gols, os jogos das oitavas-de-final agradou bastante aos torcedores que apreciam o bom futebol. Essa melhora na qualidade das partidas refletiu até na média de gols da competição que subiu de 2,1 na primeira fase, para 2,75 nas oitavas-de-final. A média de gols da competição agora é de 2,3.

Nessa fase, alguns dos craques da Copa começaram a aparecer, como Tevez da Argentina e Roben da Holanda. Outros ratificaram o futebol apresentado na 1ª fase como Messi e Higuaín da Argentina, Davi Villa da Espanha, Forlan do Uruguai, Ozil e Schweinsteiger da Alemanha. Alguns não chegaram a Copa como craques mas podem sair consagrados como Luiz Soares do Uruguai e Gyan de Gana. Káká e Robinho do Brasil não apareceram tanto, mas contribuíram para a vitória folgada do Brasil frente ao Chile. As exceções ficaram por conta de Rooney da Inglaterra e Cristiano Ronaldo, do Brasil, que chegaram na Copa com status de craque mas não conseguiram repetir nas suas respectivas seleções o que fazem em seus clubes.

O Uruguai, que continua surpreendendo na Copa, venceu a Coréia do Sul em um jogo muito difícil, onde o atacante Luiz Soares fez a diferença, marcando os dois gols da Celeste Olímpica.

Eua e Gana fizeram uma partida não muito boa tecnicamente mas nem por isso, monótona. O jogo foi bastante movimentado e os americanos mostraram muita garra, mas no final prevaleceu a força física aliada a qualidade técnica dos homens de frente do time de Gana.

O jogo Alemanha e Inglaterra, que na minha opinião foi o melhor da Copa até agora, mostrou uma Alemanha como nunca antes fora vista, pois mostrou uma time bem organizado taticamente e com jogadores bastante habilidosos, diferente do que costumávamos ver nas seleções alemãs de outrora, que sempre foram muito fortes sem serem brilhantes. O erro grosseiro do juiz não ofuscou o brilho da grande partida.

Argentina e México também foi um bom espetáculo, onde no final os craques argentinos fizeram a diferença, com destaque para Tevez, que jogou demais nessa partida. Pena que o erro grosseiro do juiz no 1º gol da Argentina fez com que o México perdesse a concentração na partida, quando jogava melhor. Mesmo inferior tecnicamente, a seleção mexicana jogou sempre buscando o ataque.

Holanda e Eslováquia foi outro grande jogo, com muitas oportunidades para ambos os times, mas no final venceu o time mais qualificado. O Craque Roben jogou muito bem nessa partida, fazendo o primeiro gol da Holanda e participando de outras jogadas. O atacante Stoch fez o gol de honra da Eslováquia e divide a artilharia com Higuaín e Villa.

O Brasil foi o time que se classificou com maior tranqüilidade, pois pegou um adversário bem inferior tecnicamente e que não jogou na retranca, facilitando a vida da Seleção Canarinho. O Brasil foi bem sem ser brilhante, mas fez a sua melhor partida na Copa. Destaques para Lúcio, Juan e Ramires.

Paraguai e Japão foi a exceção dessa fase. Já se esperava que o jogo não fosse muito bom, mas a s duas seleções exageraram nos chutões, nas jogadas aéreas e nas faltas. O Juiz também não ajudou, parando demais a partida. Como não podia ser diferente em um jogo tão ruim, o placar só poderia ser 0 a 0, e nem os 30 minutos adicionais da prorrogação foram suficientes para mudar o placar da partida, que foi para os pênaltis, vencido pelo Paraguai por 5 a 4.

Encerrando os jogos de oitavas-de-final, Portugal e Espanha fizeram outro grande jogo, onde venceu a equipe mais bem qualificada tecnicamente e a que mais procurou o ataque, no caso a Espanha. Destaque para o atacante Davi Vila da Espanha, que fez 80% dos gols da Fúria na Copa do Mundo e é um dos artilheiros da competição. Cristiano Ronaldo mais uma vez decepcionou jogando por Portugal, onde mais uma vez, não conseguiu mostrar o futebol que o tornou melhor do mundo em 2008.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário