Equilíbrio na Série B 2010

Realizadas seis rodadas na série B do Campeonato Brasileiro, a competição se mostra muito disputada. Para o representante baiano, o Esporte Clube Bahia, a vice-liderança é uma realidade, graças ao bom rendimento fora de Pituaçú.

Os números das competições são sempre muito interessantes e terminam por dar um “norte” para aqueles que gostam de uma boa análise e projeções em relação ao futuro. Tudo bem que futebol é uma “caixinha de surpresas”, mas as estatísticas sempre demonstram uma tendência de acontecimentos, as chamadas probabilidades. Logo, mesmo com a série B do Brasileirão estando apenas no seu início, vale à pena analisar sua tabela de classificação e fazer comparações pertinentes, com a mesma competição nos anos anteriores.

Vejamos que no ano de 2009, os times que fizeram parte do G4 de acesso à série A do Brasileirão conseguiram aproveitamentos de 67, 61, 60 e 57%, respectivamente. Até o momento, os times que fazem parte das oito primeiras colocações da série B 2010 possuem mais de 60% de aproveitamento. Se no ano passado, o Guarani já disparava com 88% de aproveitamento na sexta rodada, esse ano os líderes Portuguesa e Bahia aproveitaram 72% dos pontos que disputaram. A diferença entre os líderes e o oitavo colocado é de apenas 3 pontos ou uma vitória. São números que revelam uma série B parelha e imprevisível, onde é possível ver um Sport, que ao final da quinta rodada estava na penúltima colocação e sem nenhuma vitória, vencer o Paraná que até então era vice líder e tinha quatro triunfos. Ou ainda podemos citar o Náutico, que ficou líder por duas rodadas e agora já está em oitavo lugar.

Para o Bahia, a diferença entre o início da série B 2009 e o início da série B 2010, está no rendimento alcançado fora de seus domínios. Se na sexta rodada de 2009, o tricolor tinha perdido duas partidas e empatado uma, das três disputadas fora de Salvador, em 2010 o Bahia conseguiu duas vitórias dos três jogos longes de Pituaçú. O aproveitamento fora de casa é de 67%, contra 11% alcançado na sexta rodada de 2009. Em Salvador, o Bahia faturou 77% dos pontos disputados, enquanto que em 2009 até a sexta rodada era de 100%.

O único prognóstico que se pode fazer no momento é que subirão para a primeira divisão, os quatro clubes que se mostrarem mais equilibrados no decorrer da competição. A regularidade será fundamental para decidir os vencedores dessa disputa. Esperamos que o Bahia continue firme, sobretudo mantendo um bom aproveitamento nos jogos em casa. O que vier de bons resultados nos jogos fora de Salvador serão lucros muito positivos.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário