Diminui diferença entre Bahia e Vitória

Natural este emagrecimento da torcida tricolor. A combinação do composto de chá de folha de Maracajá, intercalada com o suplemento de duas espécies de chá de Guimarães, fez um efeito devastador no time bi-campeão brasileiro. O resultado disso retardou o crescimento e acelerou, decisivamente, para envelhecimento precoce do universo tricolor. Confira pesquisa recente divulgada nesta manhã pelo site da Rádio Metrópole.

O Bahia já não tem mais a maior torcida do Norte/Nordeste do Brasil. O status festejado e comemorado durante décadas não resistiu aos últimos anos de incompetência administrativa e péssimos resultados dentro de campo. Na 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas, divulgada nesta terça-feira (1º), o tricolor aparece na 12ª colocação nacional, ao lado de Botafogo e Fluminense com 3,1 milhões de torcedores (1,6%) e atrás do Sport (3,3 milhões de torcedores – 1,7%).

O Vitória aparece logo atrás do tricolor. De acordo com a pesquisa, o rubro-negro baiano tem 2,3 milhões de torcedores, ou seja, 1,2% do total. O clube está a frente de Fortaleza, Santa Cruz, Ceará e Atlético Paranaense. O Ibope ouviu 7.109 pessoas no primeiro trimestre de 2010. A margem de erro da pesquisa é de 1,2 ponto percentual para cima ou para baixo.

O Flamengo lidera, com a preferência de 17,2% da população nacional, o que dá um total de 33 milhões de torcedores. O Corinthians vem a seguir, com 13,4% ou 25,8 milhões de torcedores. Na seguência vem São Paulo (com 8,7%), Palmeiras (6,1%), Vasco (4,1%), Grêmio (4,0%), Cruzeiro (3,5%), Santos (2,7%), Atlético/MG (2,6%) e Internacional (2,5%).

Reviravolta rubro-negra – Enquanto o Bahia repercute em seu site oficial a publicação do grupo Potencial Pesquisas – no qual o tricolor tem a maioria entre os torcedores acima de 18 anos – a pesquisa do Ibope mostra um futuro promissor para o rubro-negro. Entre os torcedores mais jovens, entre 10 e 15 anos, o Vitória dá um banho no rival. São 700 mil rubro-negros contra 530 mil tricolores, garantindo ao time da Toca do Leão a 10ª colocação. Entre os dois times baianos estão Santos e Internacional. Neste quesito, o Sport continua sendo o melhor do Nordeste, com 850 fanáticos no 8º lugar.

Entre os mais antigos, no entanto, a supremacia é tricolor. Na 13ª colocação, o Bahia tem o maior número de torcedores do Nordeste (640 mil) acima de 50 anos. O Vitória, com apenas oito mil, aparece no penúltimo lugar.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário