Campeonato do Nordeste: Prós e contras!

Como já é sabido, estamos em plena disputa da Copa do Mundo. Nesse momento, todas as atenções estão voltadas para a maior celebração do futebol mundial e o país praticamente para em dias de jogos do Brasil. Mas, contrariando a lógica, eis que a Liga do Nordeste resolveu, justo agora, revitalizar a nossa disputa regional. Em relação ao Vitória, alguns pontos podem ser debatidos, se valeu a pena ou não a participação do Rubro-Negro na competição.

Se formos analisar os “contra”, teríamos o prejuízo financeiro e a exposição de algum atleta (mesmo não sendo titular, mas tão importante quanto) a uma contusão mais grave, tendo uma final de Copa do Brasil pela frente. No primeiro exemplo, talvez fosse melhor o adiamento deste “renascimento” para o ano de 2011, pois não enfrentaríamos a concorrência com a Copa do Mundo e a desmotivação do torcedor. Quanto ao fator dois, isso contribui para atuações discretas dos jogadores, que evitariam divididas mais intensas com os adversários, evidenciando, dessa maneira, pouco comprometimento e criando baixas expectativas para conquista do título.

Em se tratando dos fatores positivos, podemos enumerar o papel do clube no fortalecimento do futebol nordestino e manutenção de ritmo de jogo por parte dos atletas no recesso. É fundamental que o Vitória, pela sua história e importância, seja uma das instituições que levantem a bandeira em prol do futebol da nossa região, ainda mais nos dias de hoje, onde observamos manifestações contrárias ao “Fenômeno do Paraibismo” e favoráveis ao nosso cenário esportivo, cada vez mais freqüentes e intensas. E em relação ao tema “ritmo de jogo”, esse ganha importância principalmente na questão “Vinícius” que será o nosso paredão na primeira batalha em São Paulo, válida pelas finais da Copa do Brasil e na necessidade de uma rápida recuperação no Brasileirão/ Série A.

Mas, independente de tudo, eu não poderia deixar de agradecer ao Campeonato do Nordeste pelo supra-sumo do baVi da última quarta-feira. É um orgasmo ganhar “deles”, ainda mais sendo na nossa casa de veraneio. E de cinco! Só de assistir o gol de bicicleta de Lenilson, o chororô dos tricolores na manhã de quinta-feira, culpando Tiririca Jr. e o bando que eles levaram a campo, coloquei por terra (mesmo que por alguns segundos) qualquer fator negativo à participação do Leão no Campeonato do Nordeste desse ano. Diante do placar, a gente conclui que foi uma boa idéia!

Valeu, Liga do Nordeste!
Saudações Rubro-Negras!
Renato dos Anjos Ribeiro
Rubro-negro e fisioterapeuta.
E-mail: tinhojhow@yahoo.com.br

Autor(a)

Deixe seu comentário