Bahia e Vitória aderem ao Programa Começar de Novo

Muitos cidadãos que são tratados como animais em presídios e isolados da convivência social nunca tiveram uma chance de aprender uma profissão ou foram influenciados por ambientes propícios à malandragem. Bahia e Vitória, porém, acreditando que há uma segunda chance para cidadãos que querem sair da marginalidade aderiram ao Programa Começar de Novo do CNJ, Conselho Nacional de Justiça. Uma iniciativa inteligente de reintegração social para pessoas cujo destino ao sair de presídios não tinha muitas alternativas. Trata-se de uma ação ousada que precisa da mobilização de toda a sociedade. São informações do sítio Consultor Jurídio e do CNJ. Confira!

Os clubes esportivos Bahia e Vitória oficializam, nesta terça-feira (29/6), a adesão ao programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça. O objetivo do projeto é a reinserção social de presos e egressos do sistema prisional.

A Federação Baiana de Futebol, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e o Tribunal de Justiça da Bahia também farão parte do programa.

Os clubes, a federação e a superintendência se comprometem a trabalhar pela criação de vagas de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos, egressos e cumpridores de penas e medidas alternativas.

A execução será acompanhada pelo TJ-BA e pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, que vai selecionar os internos aptos a ocuparem as vagas de trabalho ou de cursos de capacitação.

Tanto os clubes quanto a federação e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia se comprometem a manter atualizado o portal de oportunidades do CNJ que coloca vagas à disposição dos detentos.

O programa Começar de Novo é um conjunto de ações culturais, educativas, de capacitação profissional e de inserção ao trabalho de presos e egressos do sistema penitenciário. Ele corresponde a uma etapa complementar aos mutirões carcerários, um esforço nacional de revisão processual, responsável pela libertação de mais de 20 mil presos em todo o país.

Núcleo de Advocacia Voluntária

Nesta terça-feira (29/6), haverá a assinatura de um termo de cooperação entre o CNJ, o TJ-BA, a Secretaria de Justiça, a Faculdade da Cidade de Salvador e a Faculdade Vasco da Gama.

O termo possibilitará a criação do Núcleo de Advocacia na capital baiana, com o intuito de permitir assistência judiciária gratuita aos internos do complexo prisional. O atendimento é feito por alunos do curso de Direito, estagiários e supervisores das instituições de ensino. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário