Vitória quer feito inédito para o futebol baiano

O E.C.Vitória é indiscutivelmente o clube com maior projeção no norte e nordeste do Brasil nos últimos anos. O “vitorinha”, como era conhecido entre familiares, sempre foi referência como tradição nos melhores lares baianos entre desportistas, era preferência entre os nadadores e remadores.

Nos últimos anos, o Vitória saiu de sua casta elitista e foi buscar no futebol sua aproximação com o povo baiano. O resultado não poderia ser diferente: sucesso.

O futebol, assim, tirou do Vitória a pecha de clube voltado para filhos de pais endinheirados que pretendiam praticar esportes nobres desvinculados das necessidades do dia a dia. Antes, o Vitória concentrava a fina da sociedade baiana nas noites de pôquer no saudoso Clube Baiano de Tênis, onde as conversas eram também saudadas com boas músicas; grandes amizades eram formadas também.

O rubro-negro, porém, não tinha identidade com o futebol. Sua origem não condizia com a prática de um esporte que envolvia contado físico e aspectos pitorescos dos esportes voltados para o populacho. As brincadeiras e a boa malandragem no futebol eram ignoradas pelos torcedores do Vitória, eram sempre mais reservados e se afirmavam através de um distanciamento das coisas mundanas. O torcedor do Vitória era quase um torcedor ascético. Se isso é possível.

Foi durante a gestão do Sr. Paulo Carneiro que o Vitória começou a entrar na “lama”, o futebol, para buscar seu espaço entre dirigentes que invadiam campo e pressionavam arbitragens. O Vitória entrou para valer com a formação de um novo grupo de torcedores de classe média e baixa; muitos vindos também de ambiente elitizados sentiam-se excluídos de uma identidade baiana em que o rival se cristalizou.

O Vitória agora é uma realidade pujante no nosso Estado. Não há como negar a popularização do Vitória e sua busca por uma inédita façanha para o futebol baiano logo mais à noite. Aliás, único clube hoje capaz de realizar conquistas para Bahia desportiva. Nunca na Copa BR um clube baiano teve chances de ir tão longe, desde sua primeira edição com o Grêmio sagrand0-se Campeão.

Por isso, o desejo dos desportistas baianos para que a Bahia possa se ver de novo no lugar para a qual foi predestinada desde a primeira Taça Brasil com o Bahia. Boa sorte, Vi-tó-ria!

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário