Bahia x Sport: O clássico dos clássicos nordestino

Algumas filas só são possíveis na Bahia quando o Bahia joga, e o jogo de amanhã é uma entre tantas que já enfrentamos para ver o Bahia e o Sport, os clubes mais vencedores da nossa região. O Bahia ganhou tudo no nordeste e no Brasil, o Sport idem. O Bahia e o Sport também vendem mais camisas, são torcidas onipresentes nos estádios e suas torcidas nos seus Estados de origem são a maioria.

O Bahia quando enfrentou o Sport arrancou duas vezes para conquistar o Brasil, assim foi em 1959 e 1988. São clubes que possuem a gana do povo nordestino de forte e vencedor.

Mas, Bahia e Sport também viveram maus momentos, como foi o Torneio da Morte, quando disputaram esse torneio para não caírem para a segunda divisão. O Bahia se safou. Recentemente, o Sport foi rebaixado duas vezes, o Bahia andou até na terceira divisão. Isso entristeceu a história dos confrontos, uma vez que são os clubes que simbolizam a rivalidade Bahia e Pernambuco como nenhum outro.

O Bahia com as cores da Bahia e o seu hino, que é mais cantado que o hino da própria Bahia, enquanto o Sport tem a fama de seu Estado de Leão do Norte, assim conhecido entre seus torcedores que conhecem a história do povo nordestino e de Pernambuco.

Na minha vida aqui em Pernambuco também já fui envolvido muitas vezes por essa rivalidade. Fui Campeão da Copa Renner torcendo na Ilha, vi o Bahia fugir do torneio da morte e comemorei como ninguém a classificação no Estádio da Ilha do Retiro do Bahia para a fase final da Copa João Havelange.

Amanhã estarei vendo pela tevê mais um jogo do clássico dos clássicos nordestino. Espero dar sorte para meu tricolor de aço.

Para prestigiar as conquistas de um grandioso time recorro a história. Veja o Bahia Campeão Brasileiro na frente de Corinthians, Santos, Botafogo e Cruzeiro:

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário