Baiano de 2010 começará no dia 17 de janeiro

Ba x VI O campeonato baiano já tem sua fórmula definida. Essa atual fórmula devolve ao campeonato baiano à sua dignidade, tempos de boas lembranças para os baianos. Os pontos corridos das últimas edições criava um sistema que não era pontos corridos na tora, não dava justiça ao time mais regular. Na verdade era uma mistura de macarrão com peixe, pois concedia ao vencedor da fase classificatória apenas o triunfo moral de ser a equipe mais regular de todo o campeonato. Eram dois campeonatos, pois a segunda fase zerava tudo. Hoje, o campeonato baiano ganha uma cara de “torneio início” para o brasileirão. Com mata-mata, fase classificatória mais curta e definição de equipes que se classificam em duas fases eliminatórias antes do mata-mata, teremos mais emoção e uma definição clara para o torcedor das regras do torneio, ao contrário das duas edições anteriores. Confira maiores detalhes na matéria do Correio logo abaixo
O Campeonato Baiano de 2010 começará no dia 17 de janeiro, com mudanças no regulamento. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) reuniu, na quarta-feira (11), os 12 clubes da primeira divisão do estadual para oficializar o novo sistema de disputa. O término do torneio está previsto para o dia 2 de maio. A novidade é que dois clubes serão rebaixados.

Na primeira fase, os times se dividem em dois grupos de seis. As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, um grupo contra o outro. Os quatro melhores de cada chave garantem a classificação para a próxima fase.

Os oito melhores serão distribuídos em dois grupos com quatro times, cada, que duelam dentro do próprio grupo no sistema de ida e volta. Os dois melhores de cada chave dessa avança às semifinais. A partir daí, os classificados para a final serão definidos no mata-mata. A final terá a mesma fórmula.

Os quatro clubes que não passarem da primeira fase vão disputar um tipo de ‘quadrangular da morte’, os dois piores serão rebaixados e disputam a segunda divisão baiana. No modelo anterior, apenas uma equipe era rebaixada. A tabela do campeonato deve ser divulgada na próxima terça-feira (17).

Confira as chaves do Baianão 2010

Grupo A

Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Colo-Colo, Madre de Deus, Vitória e Vitória da Conquista

Grupo B

Bahia, Camaçari, Feirense, Fluminense, Ipitanga e Itabuna

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário