Bahia joga pela honra e respeito da torcida

Dentro de campo o Bahia vai tentar fazer sua obrigação: derrotar o Brasiliense, conquistar três pontos, se afastar da zona de rebaixamento e, para os mais otimistas, reacender a esperança de lutar por uma vaga no G-4. O problema é que fora dele, insatisfeita pelos últimos resultados e já sem paciência com as seguidas derrotas, parte da torcida promete iniciar campanha Público Zero para o jogo a partir das 21 horas no Estádio de Pituaçu.

Com três derrotas consecutivas, o Bahia está a apenas três pontos da zona de rebaixamento. O sonho de voltar à elite do futebol brasileiro praticamente acabou. Agora, a preocupação é com a parte de baixo da tabela e a partida de hoje é daquelas consideradas de seis pontos.

O Brasiliense está atrás do Bahia porque foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de três pontos. Assim, o time do Distrito Federal tem 28 pontos ganhos e ocupa a 15ª colocação.

Vencer é a palavra de ordem no Fazendão. Mas, além da instabilidade nas últimas partidas, os jogadores enfrentaram um outro problema em Pituaçu. Os poucos torcedores que devem ir ao estádio prometem protestar durante os 90 minutos contra alguns atletas e, principalmente, contra o presidente Marcelo Guimarães Filho e o gestor Paulo Carneiro.

Para tentar minimizar os efeitos dos protestos extra campo, o técnico Sérgio Guedes trabalhou o psicológico dos jogadores. Guedes continuará longe da beira do gramado por causa da punição de 30 dias imposta pelo STJD, mas ontem à tarde definiu o time que vai entrar em campo.

Entre os 11 que devem começar a partida, três novidades. Na lateral direita, Diogo não convenceu e Bebeto volta a ter uma oportunidade. “Vou dar o máximo de mim. Ganhar esse jogo vai ser muito importante para nós”, comentou o jogador.

Além de Bebeto, Léo Medeiros disputa posição com Bruno Silva e deve voltar a jogar como titular. Na frente, Odair e Juninho terão a responsabilidade de criar as jogadas para Nadson e Jael, dupla que terá responsabilidade de fazer os gols para o Bahia reencontrar o caminho das vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro.

Atacante Laécio é apresentado

Depois de afirmar ter encerrado o ciclo de contratações e com o time decepcionando na Série B, a diretoria do Bahia apresentou mais um atacante na tarde de ontem. Artilheiro do Guaratinguetá na disputa da Série C deste ano, Laécio, de 28 anos, já iniciou os trabalhos no Fazendão. Uma prova de que Lima deve mesmo deixar o clube depois das declarações polêmicas.

Laécio foi o destaque do Guaratinguetá na campanha que garantiu o acesso para a Série B do próximo ano. Com sete gols pela equipe paulista, ele recebeu propostas do Ipatinga e do Brasiliense, mas preferiu acertar com o time baiano. De acordo com ele, por causa da possibilidade de retornar a trabalhar com o técnico Sérgio Guedes, com quem esteve junto na Portuguesa Santista, em 2006.

A última partida de Laécio foi há duas semanas. Sem treinar desde a semana passada, o jogador vai passar o final de semana trabalhando a parte física. A intenção da comissão técnica do Bahia é de que ele fique à disposição para o jogo da próxima terça-feira, contra o Ipatinga, no interior de Minas Gerais.

Brasiliense ainda de olho no G-4

Mesmo com 28 pontos conquistados – três foram retirados em punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) – o Brasiliense ainda acredita no retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Para tanto, a equipe do Distrito Federal precisa chegar pelo menos aos 61 pontos. Tem ainda 42 pontos por disputar.

Para a partida de hoje, o técnico Reinaldo Gueldini conta com o retorno do goleiro Guto, que cumpriu suspensão automática pela expulsão diante do Juventude. Também quem retorna é o volante Juninho, que cumpriu a punição pelo terceiro cartão amarelo.

Já o volante Flávio, que também retorna de suspensão, não viajou com a delegação. O mesmo aconteceu com os atacantes Somália e Gustavo. O primeiro para fazer um trabalho de recondicionamento da forma física. O segundo está suspenso pelo terceiro cartão e ainda, levou oito pontos no supercílio, após a batida com um zagueiro do time potiguar.

No comando do Brasiliense, Gueldini, teve uma vitória diante do Fortaleza, por 1 a 0, no Serejão. Uma derrota, 2 a 0 para o Juventude jogo disputado em Caxias do Sul, e um empate em 0 a 0 com o América de Natal, no estádio Serejão. O novo treinador alcançou um aproveitamento de 44,4%. Com informações da Tribuna da Bahia

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário