João Andrade: não perdoa, simplesmente ‘broca’

Basta uma frase, gritada a plenos pulmões, para que o torcedor se concentre, com o rádio no ouvido, e se divirta com as sacadas do narrador João Andrade. Sensação do rádio baiano, o locutor esportivo da Rádio Metrópole conquistou.

A torcida com o seu apimentado “lembre-se sempre, galera!”. Apresentado como “o melhor narrador da nova geração”, João não é tão novo assim. Com 50 anos, no entanto, tem apenas 16 no rádio. O bordão “lembre-se sempre” é o mais citado entre rubro-negros e tricolores e originou, inclusive, comunidades e tópicos no Orkut.

A idéia surgiu por acaso e conta com a colaboração de torcedores, do companheiro de equipe Ruy Botelho e de outros jornalistas, como Jorge Allan, que já enviou mais de 50 frases. João conta que já recebeu centenas de sugestões, mas procura filtrar para evitar maiores problemas: “Evito as que falam sobre gay, igreja evangélica e racismo. Uso mais as polêmicas e as de duplo sentido. São essas que a galera mais gosta”.

Estilo veloz

Não é somente pelas piadas que João Andrade conquistou fãs. Com um estilo veloz, ele hoje é apontado como um dos quatro melhores locutores esportivos da Bahia ao lado de Sílvio Mendes, Ivanildo Fontes e Djalma Costa Lino. “Sempre fui fã de Sílvio Mendes, mesmo antes de trabalhar com rádio. Mas o meu estilo é mais parecido com o de Djalma”, comenta.

A locução veloz agrada aos jovens, mas desperta estranheza nos mais velhos. “Às vezes ouço Mário Kertész dizer que não entende o narrador dele, mas é que ele está acostumado com a narração mais lenta”.

Problemas em casa

Mesmo com tanto cuidado, algumas tiradas já causaram problemas em casa. Casado e pai de dois filhos, João Andrade afirma que, por causa de piadas de sogra e mulher, foi chamado à atenção pela própria esposa. “Mas aí eu disse a ela: ‘O lembre-se sempre é pra galera, não pra você’”. Andrade conta também com uma outra marca pessoal – os gols de Bahia e Vitória são sempre anunciados com o jargão “brocou!”.

Ele conta que procurou uma palavra que pudesse lhe dar fôlego para o tradicional grito de gol. Com as possibilidades escassas, já que cada locutor tem o seu jargão, João Andrade recorreu a um de seus filhos. “Ele disse que, no colégio, o pessoal falava ‘meu time vai brocar hoje’”, lembra. A certeza de que o “brocou” seria a palavra usada só veio mesmo depois de uma consulta à esposa, que não gostou muito da idéia. “Foi aí que eu disse: ‘Vai ser essa mesmo’”. Raphael Carneiro do Jornal de Metrópole

Empréstimo de Ávine em risco

Apesar de já ter sido divulgado oficialmente pelos dois clubes, um último entrave entre Bahia e Ávine pode barrar o empréstimo do lateral esquerdo para o Santo André. A diretoria tricolor só vai liberar o jogador se ele prorrogar o seu contrato com o clube. O problema é que Ávine, orientado pelo seu procurador, afirmou nesta sexta-feira (21) que não prorrogaria seu vínculo com o Bahia, que se encerra em dezembro de 2010.
Pego de surpresa com a informação, o gestor de futebol Paulo Carneiro colocou um ponto de interrogação na negociação. “Isso não existe. Se ele não renovar, não sai! Vou liberar um jogador com esse potencial pra correr o risco de perdê-lo de graça? O tempo de procurador mandar e fazer o quer com o Bahia acabou”, se exaltou. O empréstimo do zagueiro Rogério foi nos mesmos termos, mas o jogador não criou problemas e deixou adiantado a prorrogação do seu contrato com o tricolor, que se encerrava em março de 2010. O novo acordo será ampliado por um ano. ( Eder Ferrari do Bahia Noticias)

Bahia contrata volante do Avaí

O departamento de futebol do Bahia acertou a contratação do volante Bruno Silva, de 23 anos, que estava disputando a Série A pelo Avaí. Bruno iniciou sua carreira no futebol mineiro e teve passagens no Uberaba-MG, Social-MG e Vila Nova-MG.

Jogos pela série B da sexta-feira

Juventude-RG 4 x 1 Guarani-SP
Figueirense 0 x 2 São Caetano

Classificação após a rodada

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário