Democracia só pra lá de 2018

Os colegas tricolores do site Sempre Bahia noticiaram que na Itapoan FM na entrevista de Marcelo Guimarães Filho confirmou-se as ressalvas feitas pela oposição de renovação dos conselheiros somente em 1/3 de seus componentes de 3 em 3 anos.

É, sem dúvida, uma fórmula de Estatuto muito tímida. As mudanças consequentemente não ocorrerão mais no ritmo que a maioria da torcida gostaria. Foi feita uma opção parecida com o sindicato dos músicos, segundo o torcedor João Bani, em que numa fórmula conservadora os membros do conselho dos músicos optaram pela concentração do poder em poucas pessoas, um poder sempre corporativista. Desse modo no Bahia, como as coisas estão, só podemos falar em renovação do conselho em 2018.

A “democracia” no Bahia terá um filtro para preservar a instituição ao prevêr carência de 36 meses de associado e ainda a exigência que o candidato faça parte do conselheiro, somadas a isso temos, com a confirmação do Presidente, que além desses filtros teremos ainda só duas chapas eleitas pelos conselheiros, com a exclusão das demais, para só então o sócios votarem entre as duas chapas. A renovação do conselho se fará sempre em 1/3 de três em três anos, o que de acordo com essa sistemática em 2011 poderemos ter ainda uma eleição fictícia em que os situacionistas colocarão duas chapas formadas provavelmente por situacionista para os sócios ratificarem.


Confirmado, então, o que já esbocei aqui mesmo ao mostrar meu inconformismo com as meias verdades que foram ditas até ontem de que teríamos eleições diretas em 2011. As eleições de 2011 não represertarão a vontade dos sócios, pois os conselheiros que hoje estão sentados nas cadeiras tricolores, que deveriam ser mais ativos, são compostas por parentes, apaniguados e amigos dos “eternos” donos do Bahia. O cidadão que se associou e torce pelo seu clube terá que esperar pelo menos até 2017 para ver ainda um embate entre oposição e situação nas urnas

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário