André Dantas: Esclarecimentos

Diletos amigos, quando fui convidado para participar desse seleto grupo que compõe o futebolbahiano.com me propus a escrever sobre os assuntos do Vitória e não pretendo fugir muito disso, até porque prefiro ir a festa de aniversário do que a enterro.

Em relação ao Bahia minhas ponderações serão bem pontuais e raras, não porque não domine assunto tão corriqueiro e desprovido de mistérios, mas porque o site está recheado de tricolores competentes, ávidos para explicar o que rola no torneio de acesso. Minha participação em relação ao tricolor se resumirá a elogios nos momento de sucesso e interrogações dirigidas aos especialistas tricolores nos dissabores.

Todavia, quando o assunto é o Leão, sinto-me na obrigação de trazer luz às mentes rubro-negras mais suscetíveis aos “apesares” e mesóclises que douram o texto e escondem o conteúdo. Faltava neste espaço quem desse um freio nessa prosopopéia tricolor ao falar do Vitória.

Em primeiro lugar, torcedor rubro-negro, quando algum colunista tricolor falar em “retorno à Série B” não feche os ouvidos, muito pelo contrário, limpe-os devidamente para poder escutar em alto e bom som e aproveitar ao máximo a piada. Ria a valer, pois esta ladainha se repete ano após ano com a mesma graça das firulas do palhaço Carequinha (lembrança válida já que estamos tratando de finados…). Pressão de Série B sofre quem lá está ou pelo menos anda no entorno. Está longe de ser o caso do Vitória. Falar de Série B citando o nome do Vitória revela muito mais desejo que razão…

Com pouco tempo neste site já percebi que os conhecimentos sobre Série A neste espaço são realmente bastante modestos. Mas não se preocupem, seus problemas acabaram.

Nunca vi uma conversa mais cheia de circunlóquios e desprovida de fatos do que essa de dizer que nossos adversários “estavam com pensamentos voltados para outros horizontes”. Parece até uma poesia, mas só vi essa arte no futebol soar bem com Armando Nogueira. Quer dizer que o Palmeiras contra o Vitória estava com pensamento na Libertadores, mas quando deu um sacode no Cruzeiro estava pensando no Brasileiro? Quer dizer que o Grêmio entrou sonhando com Dubai contra o Vitória e esqueceu isso domingo contra o Fluminense no Rio? Quer dizer que o time reserva do Internacional, que brocou 02 no Palmeiras e liderava o Brasileirão só não se concentrou direito contra o Vitória? Nota-se, de logo, que por trás das palavras bem elaboradas esconde-se a sombra do despeito.

Agora, nada é mais interessante do que a tese do rebaixamento por turno. Não chega a surpreender, pois presenciei a festa pelo título de campeão moral do 1º turno do campeonato baiano, bem como a alegria de campeão baiano do 1º tempo no Barradão, mas como é algo que pode confundir as mentes menos privilegiadas, sinto-me na obrigação de trazer novos esclarecimentos.

Torcedor do Bahia, travestido de colunista, dizer que se o Brasileirão 2008 só tivesse o 2º turno o Vitória estaria rebaixado é o mesmo que o torcedor do Vila Nova (segundista é tudo igual em qualquer lugar…) dizer que se o mesmo campeonato só tivesse o 1º turno o Goiás estaria rebaixado, ou seja, não diz nada… Ou então uma piada melhor: se o campeonato baiano de 2008 fosse por pontos corridos o Bahia tinha sido campeão…

Meus queridos amigos, como diz Arnaldo César Coelho, a regra é clara. O Campeonato Brasileiro tem 38 rodadas e cada jogo vale os mesmos 03 pontos. Se tiver unha maior, sobe na parede, se não tiver, vai jogar com Campinense e Duque de Caxias. Simples assim.

Não vou traçar maiores comentários acerca do fato de dizerem que o plantel do Vitória é limitadíssimo (observem que ele diz limitadíssimo, não é nem limitado!). Quem tem um time como Reinaldo Alagoano e um zagueiro que usa lentes de contato cor de mel que atende pelo nome de Evaldo entende muito mais de elenco limitadíssimo do que eu, então deve estar com a razão… O problema da sombra do despeito é que ela não exige luz para aparecer…

Outra coisa engraçada é a preocupação de quem joga em estádio alugado com a presença de público no estádio dos outros. Se sábado o Vitória tiver 15.000 pessoas para assistir jogo da Elite, ótimo para o Vitória e se no mesmo dia 30.000 pessoas resolveram assistir ao jogo do torneio de acesso, ótimo para o Bahia (que aproveite o dinheiro para pagar suas cozinheiras). Como já dizia aquela poesia gregoriana: “ado, aado, cada um no seu quadrado”.

A torcida rubro-negra que me conhece ou que pelo menos teve a oportunidade de ler o texto publicado neste site domingo à noite sabe que não teço loas a Carpegiani, muito pelo contrário, fui seu crítico mais ferrenho. Todavia, todos nós devemos ter como primeiro compromisso a verdade e é fato que nos 03 últimos jogos PCC parou de inventar e o time vem muito bem, obrigado. Bom para o treinador, melhor para nós rubro-negros. O “salvador da pátria” fica por conta da veia poética do tricolor Rui Carvalho, dom este muito necessário para explicar o Bahia.

Mas em uma coisa eu concordo com o deslocado comentarista tricolor ao falar do Leão. O Vitória não pode agora se regozijar do que já fez, pois o principal ainda estar por ser feito. O osso já foi roído e agora é hora de traçar o filé. Temos Botafogo e Santo André no Santuário, seguidamente, e nenhum resultado que não seja a Vitória saciará a exigente torcida rubro-negra.

Finalizo recomendando aos incautos tricolores que se preocupam com a saga do Leão na Elite que procurem um oncologista, pois dor de cotovelo, apesar de parecer coisa de ortopedia, é um câncer e pode matar.

André Dantas (Snowman)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário