Vitória: mostra o teu valor!

Eu estava aqui matutando justamento o que dizer para o torcedor do Vitória. Quero imaginar como o torcedor rubro-negro tá percebendo o seu time. Começar um campeonato com um time misto não é muito legal, ainda mais um campeonato de pontos corridos em que a fórmula do sucesso é encarar cada jogo como uma decisão. Hoje, o Vitória não pode mais se considerar um time só regional, um time de títulos caseiros, um time sem maiores pretensões neste campeonato. Tem obrigação, o Vitória, hoje, de ir buscar uma vaga na Libertadores.

O fim do Campeonato do Nordeste, sem dúvida, deixa os times nordestinos mais fragilizados, mas também não há como não constatar a ascensão do Vitória a partir da metade para o fim do baianão e sua escalada na Copa do Brasil, que sem dúvida está entusiasmando o torcedor rubro-negro. Focar a Copa do Brasil em detrimento do brasileirão não é uma boa, pois o brasileirão requer cuidados muito maiores que qualquer campeonato regional. O Vitória, hoje, pode oferecer a experiência de jogadores como o “Reizinho da Toca”, Ramom, e o “louco” velocista Apodi.

Para nós nordestinos, o Vitória e o Sport começam o brasileirão não mais como mero participantes, como pensam os “especialistas” sudestinos. O Sport, atual campeão da Copa do Brasil e primeiro colocado do chamado grupo da “morte”, sequer foi lembrado como favorito na grande mídia, na verdade “média”. Mas, como Chicó e João Grilo, da peça de Ariano Suassuna, “O auto da compadecida”, vamos deixar que eles pensem que somos garotos inocentes e que não sabemos que os “grandes” favoritos deles são as mesmas figurinhas de sempre que vendem mais para os seus anunciantes.

Devemos nos lembrar que o Vitória está entre os 8 melhores da Copa do Brasil, como o “timão” e o “flazão”, mas vamos deixar que eles pensem que somos cabeçudos e que não percebemos nem as suas paixões, dissimulações e suas perspectivas completamente “isentas”. Botarei, também, os nomes dos nossos timões como favoritos, como se não soubesse que eles vendem muito para nossos anunciantes também: nossa orgulho de sermos baianos e nordestino.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário