Qual leão vencerá, hoje?

É de se esperar uma batalha marcada pelo equilíbrio, não suponho favoritismo para ninguém. O Sport tem um time cuja estrutura e peças que o recompõem são conhecidos de todo o Brasil pela sua eficácia, enquanto o Vitória oscila muito, mas faz valer o seu mando de campo quando é preciso. Por isso, não vejo como fazer um prognóstico seguro para o jogo de logo mais. Se tivesse que apostar, apostaria no Leão. Apesar do abatimento, pelos os dois últimos resultados, os rubro-negros, baiano e pernambucano, medirão forças para mostrar quem é o verdadeiro leão do norte.

O Vitória e o Sport possuem incontestavelmente a hegemonia no futebol nos seus Estados, Bahia e Pernambuco, e juntos colecionam os melhores resultados em brasileiros e campeonatos inter-regionais nas últimas duas décadas. Os números não mentem: o Vitória conquistou 14 títulos baianos em 19 anos, enquanto o Sport conquistou 13 títulos pernambucanos em 19 anos. São números expressivos principalmente em pernambuco, porque temos três clubes grandes na capital pernambucana.

O Vitória e o Sport não param por aí: o Vitória tem 3 títulos no nordestão, e o Sport 2 títulos no mesmo torneio nos últimos 19 anos. São números que somados dão 5 títulos no nordestão nas últimas duas décadas. Consolidando uma hegemonia também inter-regional os rubro-negros seguem rindo à toa. Estes números também refletem um santo muito forte e muita energia positiva no seu domínio espiritual, embora alguns associem Exu ao “coisa ruim”‘. Mas, Sport e Vitória, seus símbolos e suas cores, vermelha e preta, são também clubes que se prepararam para o futuro, não desmerecendo a ajuda dos orixás.

O Sport e o Vitória possuem Estádios próprios e também são vistos fora do nordeste como os dois clubes que possuem as melhores possibilidades de crescimento e uma estrutura capaz de suportar e pagar em dia salários para os jogadores de futebol. Isso não foi construído do dia para noite, coisa de uma só administração. É interessante de notar, tanto no Vitória quanto no Sport, em suas fases mais modesta, um projeto para o futuro. O Sport, por exemplo, era o segundo time de Pernambuco, quando o Santa Cruz era absoluto, sua inércia em se modernizar administrativamente fez com que o Sport ocupasse o primeiro lugar nos corações dos pernambucanos.

Na Bahia, estamos vendo também um fenômemo acontecendo em velocidade que aponta entre os jovens soteropolitanos uma pequena vantagem de torcedores rubro-negros sobre o arqui-rival Bahia. É possível que em breve, a depender do Vitória se firmar com um título nacional, que tenhamos na Bahia um clube de preferência no coração da maioria dos baianos em vermelho e preto. Isso já se faz sentir devido ao ostracismo em que o Bahia foi jogado nos últimos anos.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário