Esporte Clube Bahia tem hoje um novo recomeço!

O campeonato brasileiro da série “B” começou. São clubes espalhados por quase todas as regiões do país, com exceção da região norte. O nordeste possui seis participantes. Sozinho, o Estado de São Paulo concentra cinco times na série “B”. Serão 38 jogos em turno e returno, os quatro primeiros colocados sobem para a série “A”, enquanto os quatro últimos serão rebaixados. O campeonato é de pontos corridos em ida e volta, entre essas idas e vindas, espero que o Bahia vá e fique por lá.

Fazer uma projeção, agora, dos times que ascenderão e os que serão rebaixados é um duro exercício de futurologia. Vejam, nas análises que podemos fazer, que há sempre uma consideração exagerada em relação à tradição dos clubes; não é um parâmetro seguro, mas já é uma forma de seleção baseada em algum critério, a saber: o passado de títulos. Isso é bom para o marketing, mas pouco eficaz para fazer projeções.

Portuguesa, Figueirense, Ponte Preta, Bahia e Vasco por terem feito boas campanhas em seus campeonatos regionais e na Copa do Brasil estarão, eventualmente, mais aptos a chegar à final que os outros; posso arriscar que o grupo que ascenderá está entre estes clubes, salvo alguma zebra ou as tradicionais surpresas do mundo esquisito do futebol nacional.

A imensa torcida do Bahia, como em anos anteriores, renova suas esperanças a partir de hoje às 16 horas, na estréia em Pituaçu, contra o também tricolor Paraná Clube. Adepta do famoso e sugestivo “lavou tá novo”, o torcedor tricolor não perde a confiança, esquece o passado e foca todas as suas energias em uma única direção: a série “A” em 2010. Conquista que será um passo importantíssimo para restabelecimento da verdade do futebol baiano e, sobretudo, do resgate das tradições do clube mais importante do Estado, embora pesem os malucos, os pé inchados, os invejosos e torcedores da eterna promessa de conquista de um titulo nacional, o Esporte Clube Vitória e outros pensarem de forma diferente.

Difícil, sim! Dificuldades teremos: jogos complicados, ceticismo de muitos e gosto ruim de outros. Entretanto, a fé é aliada da apaixonada torcida tricolor. Some tudo isso ao empenho de todos os os tricolores, o tempero da necessidade mais que imperiosa de transpor todos os obstáculos nesta caminhada complicada. Mas, ao final o resultado dificil e seguramente suado, prevelacerá e conquistaremos uma das vagas de acesso. É isto, somente isto, nada mais que isto, que nós, os bi-campeões Brasileiros, esperamos e estaremos, a partir de agora, todos irmanados fazendo figa e novamente levando muita fé no glorioso Esporte Clube Bahia.

Chuva não muda programação de Pituaçu

 

O jogo entre Bahia e Paraná, marcado para este sábado (9), às 16h, no Estádio de Pituaçu está mantido apesar do deslizamento de terra ocorrido próximo a uma das entradas da arena esportiva. Ocorrido na última terça-feira, o incidente não vai impedir o aceso dos torcedores, nem mesmo na ala Norte 1, onde ocorreu o deslizamento. O governo do estado informou que torcedores, jogadores e demais funcionários que vão atuar durante a partida não correm risco por conta do problema, que ocorreu devido à forte chuva que cai em Salvador.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário