Vitória pode ser multado por superlotação do Barradão

O último domingo, dia 8 de fevereiro, trouxe dores de cabeça para a equipe do Vitória e para o torcedor do Leão baiano depois da derrota diante do rival Bahia, por 2 a 0, pelo Campeonato Baiano. Mas os problemas podem não ter acabado com apenas o resultado negativo, já que uma confusão nas arquibancadas do estádio Barradão terminou com 32 pessoas feridas. O clube pode acabar denunciado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD/BA) e pagar caro pelo incidente.

De acordo com o Procurador Dr. Milton Jordão, imagens da partida e do incidente serão requisitadas para que se possa averiguar melhor o fato e apontar possíveis responsáveis. O tumulto aconteceu na torcida organizada Os Imbatíveis, do Vitória. Segundo a Polícia Militar, o acidente foi provocado pelo empurra-empurra e agravado pela grande quantidade de pessoas no local.

“Estive no estádio, mas não presenciei o ocorrido. O que posso dizer é que me pareceu haver uma quantidade muito grande de torcedores no estádio, que visivelmente estavam desconfortáveis. Vamos analisar melhor as imagens, com tranqüilidade, para verificar os responsáveis pelo caso”, disse Dr. Milton Jordão.

Em caso de superlotação, o Vitória, mandante do jogo, pode acabar denunciado no artigo 211 (Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), no qual pode ser punido com multa de R$ 1mil a R$ 10mil, além de correr o risco de ter o estádio interditado, quando for o caso, até a satisfação das exigências que constem da decisão. Informações do Site Justiça Desportiva Salto alto provocou tumulto no Barradão, diz assessoria do Vitória
Nem superlotação, nem briga de torcedores. A explicação – prosaica – para a confusão que deixou mais de 30 feridos nas arquibancadas do estádio do Barradão foi o salto alto de uma torcedora rubro-negra, que se desequilibrou e caiu em cima de outros torcedores, provocando o chamado “efeito dominó”.

Pelo menos esta é a versão apresentada pela direção do Vitória, em nota publicada no site oficial do clube, nesta segunda-feira, em resposta à ameaça de ser multado pelo TJD caso fique comprovada a superlotação do estádio, que registrou a presença de 35 mil torcedores.

Ainda segundo a versão da assessoria de imprensa rubro-negra, o acidente teria ocorrido no espaço utilizado pela TUI (Torcida Uniformizada Os Imbatíveis) e não pela Os Imbatíveis, como havia sido divulgado anteriormente. A cena teria sido registrada pelas câmeras de segurança do estádio. Os torcedores feridos foram atendidos nas cinco ambulâncias UTI pelos quatro médicos e oito enfermeiros presentes. Ao arrepio do Estatuto do Torcedor

Os fatos do último domingo no Barradão me chamaram a atenção para a omissão da Prefeitura em tomar as medidas cabíveis para coibir os abusos cometido pelo Esporte Clube Vitória pela sobrecarga de público no último clássico realizado no Estádio de propriedade do Esporte Clube Vitória entre Vítória e Bahia.

É aterrorizante saber que não temos nenhum órgão público capaz de se contrapor aos interesses privados, que na maior parte das vezes se sobrepõe aos interesses coletivos, ao arrepio do Estatuo do Torcedor e de Código de Defesa do Consumidor. Foram quase 50 pessoas feridas pela falta de acomodações suficientes para abrigar tamanho público no Estádio Manoel Barradas.

Muitos protesto pululam pela mídia eletrônica questionando a grande preocupação da Prefeitura em limitar o Estádio de Pituaçu, onde o E.C.Bahia manda seus jogos, em receber 20.000 pessoas, e a total omissão da Prefeitura face a real capacidade do Estádio Manoel Barradas em receber um público de 35.000 pagantes, como foi o do último domingo. É evidente o contraste com as condições exigidas pela Prefeitura ao E.C.Bahia de acordo com o Estatuto do Torcedor e a omissão da Prefeitura em relação ao Barradão. Botaram no borderô 35 mil porque o estatuto do torcedor mandouMeu velho, venho aqui pela primeira vez e já tomo a ousadia de discordar de vocês. Seguinte é este. Frequento o Parque Sócio Ambiental, Santuário Ecológico Manoel Barradas, o Barradão há mais de seis séculos em verdade vos asseguro. Ontem tinha mais de 50 mil pessoas. Evasão de renda monstra, como na época daquele outro presidente que não ouso dizer o nome.

Já vi Vitória X Juazeiro, Vitória x Atlético, Vitória e o proprio Itinga, em 2005, todos com público de mais de 40 mil pessoas e nenhum tinha mais gente do que ontem.Então, é isso. Botaram no borderô 35 mil porque o estatuto do torcedor mandou botar 35 mil, mas tinha 50 mil, no mínimo. Repito. Evasão de renda monstra, este é o nome de mais um crime cometido ontem. Outras barbaridades relato um pouco no meu blog. Franciel Cruz

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário