Marcelo Guimarães Filho: Um Presidente Bom de Gogó

Medidas de puro marketing agressivo deram uma reviravolta no modo como a comunicação entre a direção do Bahia e a sua torcida estavam sendo travadas. Antes era só insatisfação, agora o Bahia aparece no cenário esportivo baiano como um clube de futuro promissor. Marcelinho se revelou um hábil comunicador. E com medidas polêmicas, e de alto impacto sobre uma torcida cansada de sofrer, ele conseguiu sacudir os brios dos tricolores.

O Bahia, contudo, continua cheio de dívidas. Pagou alguns débitos, mas já de cara assumiu compromissos novos de retorno ainda duvidosos. Creio que havia um vácuo no Bahia por falta de um articulador hábil e que tivesse uma mentalidade menos provinciana, como Marcelinho. A questão agora é arrumar a casa, e isso depende não mais de um presidente bom de gogó, precisa o Bahia de atitudes mais contundentes em sua intenção de democratizar o clube.

Dependerá o Bahia de alguns fatores positivos e negativos para que as medidas anunciadas pelo jovem presidente causem efeitos. Efeitos positivos porque dependem de uma afirmação do Bahia como um clube moderno e democrático, e negativos com a sua vontade de matar velhos hábitos elitistas. Por exemplo:

1º. Nossos dirigentes terão que apresentar a torcida um plano estruturado a fim de inaugurar um novo tempo no Esquadrão de Aço, presenteando-o com um novo estatuto. Até agora só vi boas intenções! Poderiam, quando o clube fizer aniversário, presentear a torcida com um estatuto que democratize o Bahia.

2º. O vice-presidente do Bahia pretende criar uma categoria censitária no Bahia, onde o conselho seria formado a partir de pessoas com alto poder aquisitivo que pagariam R$ 300,00 para fazer parte do conselho. Acreditar que as melhores decisões saiam de quem tem mais “grana”, sem considerar a vontade política da maioria, seria um despropósito, mais uma vez não seria respeitada a torcida tricolor.

É preciso contemplar, como o jovem presidente já afirmara, planos associativos audaciosos para aumentar o quadro associativo e a participação da torcida nos destinos do clube. Causa-me espanto é essa adesão das torcidas organizadas do Bahia sem nenhuma contrapartida. Estarão satisfeitas com as promessas do jovem político ou possuem algum plano de emergência caso o Bahia naufrague outra vez?

Maurício Guimarães

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário