Ibama embarga obras de Pituaçu

Depois das greves dos operários da construção civil, das chuvas nos meses de maio e junho, de uma ação do Ministério Público impetrada pela promotora Rita Tourinho, o governo do Estado enfrenta mais um imprevisto que vai atrasar as obras de recuperação, ampliação e modernização do Estádio Metropolitano de Pituaçu. Ontem à tarde o Ibama decidiu intimar a Conder e interditar as obras.

De acordo com o Ibama, não há licença ambiental para realização das obras, e houve dano à vegetação de Mata Atlântica na área do Parque Metropolitano de Pituaçu. A própria presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Bahia, Maria Del Carmen, já havia admitido a falta da licença, e que as obras foram iniciadas mesmo assim, por causa do curto tempo para entrega.

O secretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florense, disse ontem à noite em entrevista ao jornalista Mário Freitas, na Rádio Excelsior da Bahia, que o governo do Estado fez o pedido, protocolado no Ibama no dia quatro de abril deste ano, e que o órgão ambiental federal não tinha se reunido e acatado a solicitação de licenciamento ambiental, até ontem, por falta de quorum dos seus dirigentes. “Eles nunca deram uma resposta do pedido protocolado desde o mês de abril”, disse o secretário Afonso Florense.

Por causa do descumprimento da legislação, a multa aplicada à Conder é de R$ 2,5 milhões. A entrega das obras de Pituaçu estava programada para o próximo dia oito, o quarto e último prazo dado por Maria Del Carmen para a conclusão da reforma, que se iniciou em janeiro. Na segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iria fazer sua inspeção inicial para liberar o estádio para a partida entre Bahia e Corinthians, no dia 18.

Para que esta partida seja realizada em Salvador, a reforma precisa ser concluída até o início da próxima semana. Isso porque, a CBF precisa dos laudos técnicos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária antes do dia oito, o prazo máximo para a mudança do local do jogo, marcado inicialmente para o A?Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário